Escola do Legislativo participa de simpósio na Câmara de Ribeirão Preto

A Escola do Legislativo (EL) da Câmara Municipal de Araraquara esteve, na manhã da quarta-feira (23), no simpósio “Aspectos Legais das Escolas de Governo no Âmbito dos Municípios”, representada pelas assistentes técnicas Ana Paula Kuwana e Bruna Brasil, e pelo presidente e vereador Rafael de Angeli (PSDB).

O evento envolveu uma palestra do presidente da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel), Florian Madruga, na Sala de Comissões da Câmara Municipal de Ribeirão Preto. “Começamos esse trabalho em 2003, com quatro escolas funcionando no Brasil, e hoje são 172 espalhadas pelos quatro cantos do território brasileiro. É uma missão que considero a mais importante que alguém pode exercer, que é a da cidadania. Preparamos os servidores para o desempenho das suas atividades profissionais e também formamos cidadãos pelo Brasil afora”, destacou. “Todos defendem os seus direitos, mas poucos sabem os seus deveres, e esse trabalho as escolas têm feito”, completou. Foram tratados diversos pontos, como os instrumentos para criação de uma EL (Lei Municipal ou Resolução) e a função da EL de promover a cidadania através de cursos de formação voltados para a população. Para Angeli, “foi um prazer participar desse simpósio, pois essa troca de experiências nos faz crescer. A Escola do Legislativo da Câmara de Araraquara surgiu em 2013 e é umas das mais estruturadas, de acordo com a própria Abel. Temos como principais focos o Parlamento Jovem e o Visite a Câmara, e vemos a diferença que fazem nos jovens”.

Também participaram do simpósio o diretor-presidente da Escola do Parlamento de Ribeirão Preto, Edgar Prandini, a coordenadora da Seccional da Saúde do Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão Preto (SSM/RP), Débora Alessandra da Silva, e o vereador de Ribeirão Preto, Alessandro Maraca (MDB).

Publicado em: 24/05/2018 16:59:38