Dia 30 de maio
Dia municipal da Bandeira de Araraquara
Com a intenção de homenagear um dos símbolos do município de Araraquara, foi instituído o "Dia da Bandeira de Araraquara", através da Lei Municipal nº 8.703, em 2016.
Para a cidade de Araraquara a data é alusiva a momentos de comemorações e principalmente de preservação da história do município.
Um pouco da história
O símbolo Bandeira de Araraquara foi instituído através da Lei Municipal nº 2058, em 30 de maio de 1974.
Naquela época, o Conselho Estadual de Honrarias e Mérito da Casa Civil para assuntos dos municípios recomendou que as cores da Bandeira de Araraquara fossem as mesmas do Brasão de Armas, descrita da seguinte forma: formato retangular, de azul com um sol flamejante de amarelo e um triângulo branco cuja base se assenta na tralha e é carregado do Brasão de Armas. A Bandeira de Araraquara foi estabelecida com as mesmas proporções da Bandeira Nacional, isto é 14M (catorze módulos) de altura por 20M (vinte módulos) de comprimento; o triângulo tem sua base coincidente com a tralha a 9M (nove módulos) de altura e o Brasão de Armas neste aplicado, 5M (cinco módulos) de altura; o sol, colocado em posição equidistante entre o vértice do triângulo e a extremidade oposta à tralha, as inscreve em um círculo com 8M (oito módulos) de diâmetro.
Relembre na íntegra a história dos símbolos Brasão e Bandeira do município de Araraquara, conhecendo suas origens e seus significados aqui.
Texto/matéria: Silvia Gustavo
Fonte:
Publicado em: 30/05/2019 08:00:50