O historiador Rogério Belmiro Tampellini, credenciado pela Missão Apostólica de Araraquara – Associação Cristã de Beneficência; Soraya Jesus de Souza, estudante do curso de Psicopedagogia da Unip; e Iago Bastos, psicólogo, ocuparam a Tribuna Popular da Câmara Municipal, na Sessão Ordinária da terça-feira (17), para defender o projeto “Semana Municipal de Psicologia”, votado em seguida.
Tampellini registrou o recebimento de um manifesto do Conselho Regional de Psicologia, favorável à aprovação do projeto de lei, que visa a valorização e o reconhecimento dos psicólogos pelo poder público, instituições e sociedade, além da possibilidade de realização de parcerias entre governo, órgãos de classe, universidades e outras instituições.
Soraya defendeu a visibilidade de sua futura profissão como uma necessidade fundamental para a sociedade. “Nada é mais poderoso que a compreensão de nós mesmos, de nossos conflitos e limites a serem trabalhados, mas também de nossas potencialidades como seres humanos, seres ativos na sociedade, a fim de construir uma comunidade com condições de vida melhor”, pontuou.
Lembrando a violência registrada nos dois últimos meses em Araraquara, com três assassinatos de mulheres, a oradora garantiu que “a intenção da psicologia é reconstruir os conceitos para as novas gerações, sobre gênero, saúde mental, valorização da identidade do negro, do índio e da comunidade LGBT”.
Para finalizar o pronunciamento, o psicólogo Iago Bastos alertou que o Brasil é a nação mais ansiosa do mundo (23,9% da população), além de ter 5,8% da população sofrendo de depressão. “O país ocupa o quinto lugar na taxa mundial de suicídio”, apontou.
Destacou, ainda, três dos 13 benefícios da psicologia. “Esse projeto é muito importante, pois o profissional da área dá suporte aos professores que lidam diariamente com demandas emocionais e sociais apresentadas pelos alunos; promove treinamento e qualificação dos profissionais na escola através de palestras, cursos e dinâmicas; e tem participação ativa na formação continuada dos professores de ATPCs.”
Publicado em: 17/04/2018 22:26:24