Biografia
Miguel Tedde Neto nasceu em 02 de abril de 1926, na cidade de Rincão/SP. Filho do senhor Dib Tedde e da senhora Saideth Tedde. Fez o curso primário em sua cidade natal e depois passou a deslocar-se à Araraquara diariamente pela Estrada de Ferro Paulista a fim de frequentar o curso preparatório, o ginasial e o colegial. Iniciou suas atividades como locutor na Rádio Cultura e escrevia artigos para o Jornal "O Imparcial", além de participar do radioteatro na cidade. Miguel Tedde pensou em ser médico, mas graduou-se em Direito, na cidade de São Paulo. Após formado, retornou à cidade de Araraquara. Foi lecionando que conheceu sua futura esposa no Colégio São Bento, a professora Marialice Batelli Lia, filha de Domingos Antonio Lia e Alzira Batelli Lia. Casou-se em 04 de setembro de 1951 e dessa união nasceram os filhos: Miguel, Pedro, Maria Isabel (falecida), Maria Teresa e Maria Elisa. Homem de coração afetivo e generoso, além de um profissional apaixonado pelo Direito.
Vida política Iniciou na vida política como vereador na 1ª Legislatura de 1948 a 1951. Voltou novamente a concorrer e foi eleito vereador para a 3ª Legislatura de 1956 a 1959. Reeleito vereador para a 4ª Legislatura de 1960 a 1963 e 6ª Legislatura de 1969 a 1973. Ao longo de sua vida política, participou de várias comissões permanentes como membro e também presidente em muitas delas. Foi vice-presidente da Mesa Diretora em 1958, 1959 e 1972. Foi presidente do Legislativo araraquarense em 1969, exercendo de forma singular o nobre cargo.Tedde Neto com o prefeito Rubens Cruz
Outras atividadesAdvogado da Estrada de Ferro Araraquara, tornou-se Chefe de Serviços Jurídicos. Foi assessor jurídico do então presidente da Rede Ferroviária Federal, no Rio de Janeiro. Foi advogado-chefe da Sorocabana. Supervisor do SESI em Araraquara. Advogado e secretário do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo/CIESP em nosso município. Homem ativo, presidiu por vários anos a Beneficência Portuguesa de Araraquara.
Presidente CTA
Exerceu ainda os cargos de Diretor e Presidente da Companhia Tróleibus Araraquara em meados da década de 80 até início dos anos 90, dando início à implantação do ônibus diesel, a fim de atender diversos bairros em nossa cidade.
Fundador da Santa Casa de Misericórdia Nossa Senhora de Fátima.Colaborador por mais de 20 anos em jornais do município, como “O Imparcial”, “Jornal de Araraquara”, “Caderno Imobiliário”, mantendo colunas diárias ou semanais sobre assuntos jurídicos, entre outras atividades que exerceu ao longo de sua vida.
Homenagens em vida Foi homenageado com o título de cidadão araraquarense, através do Decreto Legislativo nº 150/1981. FalecimentoFoi com profundo pesar que a cidade de Araraquara recebeu a notícia do seu falecimento, ocorrida em 03 de maio de 2013, na cidade de São Paulo, aos 87 anos. O seu corpo foi velado no Salão Nobre do Hospital Beneficência Portuguesa e sepultado no Cemitério São Bento. A Câmara Municipal de Araraquara decretou luto oficial de três dias em sua homenagem.
Texto/matéria: Silvia Gustavo Fontes:
Publicado em: 26/02/2018 12:32:18
Publicado por: CÂMARA MUNICIPAL DE ARARAQUARA