“Criar uma cultura de diálogo e reflexão política”. Esse é o objetivo dos envolvidos no Parlamento Jovem. A Escola do Legislativo (EL) da Câmara Municipal e o Laboratório de Política e Governo da Unesp reafirmaram a parceria para a edição 2018 do projeto, na quinta-feira (18). O plano de trabalho foi assinado pelo Prof. Dr. Milton Lahuerta (coordenador do Laboratório) e pelo presidente da EL, o vereador Rafael de Angeli (PSDB), com a presença do presidente da Casa de Leis, Jeferson Yashuda Farmacêutico (PSDB), das assistentes técnicas da Escola e de membros do Laboratório.
A ideia é iniciar e concluir as atividades do Parlamento Jovem até junho, para possibilitar a oferta de minicursos sobre formação política no segundo semestre, visando às eleições e focando em alunos do ensino médio e na população em geral. “Esse é um dos projetos mais importantes da Câmara, pois consegue integrar todos os vereadores de forma apartidária. É impressionante o interesse das escolas e dos alunos em participar”, destacou Yashuda.
Segundo Angeli, foi preciso expandir o projeto na última edição, devido ao número de instituições de ensino interessadas. “O ano passado foi incrível e as demandas apontadas pelos alunos foram atendidas pelo Executivo. Tenho certeza que o próximo será ainda melhor.”
Lahuerta quer tornar Araraquara uma referência de civilidade em relação ao debate entre pessoas com ideologias políticas diferentes. “Fomentar essa discussão é uma agenda para o país e não só para o município”, afirmou o professor.
Parlamento Jovem
O Parlamento Jovem é um projeto realizado pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal com alunos do nono ano de escolas estaduais, municipais e particulares de Araraquara. Os objetivos principais são aproximar os estudantes da Casa de Leis e despertar o sentimento de cidadania. Após uma sequência de atividades, os alunos participam de uma sessão parlamentar na Câmara, juntamente com os vereadores. As atividades do Parlamento Jovem são:
Publicado em: 19/01/2018 08:23:02