Representando a Câmara Municipal, o vereador Roger Mendes (Progressistas) participou da 1ª Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência na manhã de sexta-feira (24) no Centro Internacional de Convenção Dr. Nelson Barbieri.
O evento, que teve como tema central a “Inclusão Social - Direitos da Pessoa com Deficiência”, objetivou a promoção de debate, apresentando propostas das implementações de políticas públicas que foram aprovadas recentemente na pré-conferência do setor, realizada em setembro, na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). Após um número de dança dos alunos e professores da Apae, que deu inicio a cerimônia e emocionou o público presente, o presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, César Augusto Ferreira, agradeceu a presença de todos e lamentou a situação que se encontra os deficientes no país. “É uma pena que, em pleno século XXI, ainda tenhamos que discutir inclusão social”, desabafou.
Para a assessora de Políticas para a Pessoa com Deficiência, Elisa dos Santos Rodrigues, os deficientes não podem deixar de lutar pelos seus direitos e que “a conferência é um avanço para Araraquara”. A coordenadora municipal de Direitos Humanos, Maria Fernanda Luiz, destacou que diversas ações relacionadas ao tema estão sendo realizadas. “Precisamos de todo o apoio da população”, ressaltou. Para a secretária de Planejamento e Participação Popular, Juliana Picoli Agatte, “é preciso aproveitar o momento para construir diretrizes municipais para implantar as políticas publicas necessárias”. “Tive a honra de participar da pré-conferência, onde foram apresentadas as propostas que hoje vão se consolidar, graças ao empenho desse pessoal participativo que luta pelos seus direitos”, disse o vereador Roger Mendes (PP), que completou enfatizando a união dos poderes públicos para a causa, afirmando que “quando o Executivo e o Legislativo estão unidos para o bem e melhoria da qualidade de vida do ser humano, é vantajoso para todos”. O prefeito Edinho Silva (PT) reforçou a relevância do encontro. “Essa conferência pode parecer pequena e simples, porém, é transformadora. É importante para apontar o que nós podemos fazer pelos deficientes. Estou feliz por estar aqui, pois, o resultado desse encontro será um plano municipal de Políticas Públicas e um Centro de Referência”, afirmou. Além disso, o chefe do Executivo parabenizou os vereadores, em nome de Roger Mendes, pelo trabalho atencioso da Câmara em relação às pessoas com deficiência, e sugeriu novas ações. “Gostaria que promovessem audiências públicas relacionadas ao tema em questão e que continuem olhando para essas pessoas com a devida atenção que elas merecem”, finalizou.
O evento contou com as palestras do médico e professor Marco Aurélio Ubiali, presidente das Apaes do Estado de São Paulo, e da doutoranda em Antropologia Social pela Universidade de Campinas, Adriana Abreu Magalhães Dias.
Estiveram presentes o parlamentar Paulo Landim (PT), o vice-prefeito Damiano Neto (Progressistas) e a deputada estadual Márcia Lia (PT).
Publicado em: 24/11/2017 15:50:38