Prevenção de acidentes em foco: novos membros da Cipa participam de treinamento

Visualize fotos

Respeitando a legislação vigente, servidores da Câmara Municipal - novos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) - participaram, de 16 a 25 de outubro, de um curso de capacitação, ministrado pelo instrutor em segurança do trabalho Jéferson Moraes. “O conteúdo é o básico para os ‘cipeiros’ conseguirem identificar os possíveis locais de risco do ambiente de trabalho e atuar junto à prevenção de acidentes”, destacou Moraes.

Além da exposição teórica, os participantes também realizaram uma avaliação prática das instalações da Câmara, percorrendo os prédios e verificando as condições de segurança da Casa de Leis. “Esse trabalho é muito importante para garantir a integridade tanto dos funcionários quanto da população, pois estamos em um local público”, destacou Carlos Eduardo Benedicto, presidente da comissão.

Segundo Milene Azevedo, membro da Cipa, alguns detalhes, como um fio no caminho, podem causar acidentes sérios, pois as pessoas podem tropeçar e se machucar. “Um simples degrau também pode ser perigoso, dependendo de sua localização”, completou.

Para Mariana Tiemi, esse curso foi uma oportunidade de enxergar com outros olhos a questão da segurança do trabalho. “No dia a dia, não nos damos conta dos riscos presentes na empresa. São coisas pequenas que fazem toda a diferença para evitar acidentes.”

Eduardo Nascimento frisou que o treinamento abordou o assunto desde os seus fundamentos. “Aprendemos até como se deve formar a comissão responsável por esse trabalho de prevenção e como traçar um plano de ação para a gestão.”

 

Cipa

O curso para a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes é obrigatório, pois está previsto na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). A composição atual da Cipa da Câmara Municipal conta com os seguintes membros:




Publicado em: 25/10/2017 12:03:25