O prefeito em exercício e secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico, Damiano Barbiero Neto (PP), sancionou, na quarta-feira (27), o Projeto de Lei nº 245/17, do vereador Roger Mendes (PP), que institui no Calendário Oficial de Eventos do Município a campanha Setembro Verde, com o objetivo de dar visibilidade à inclusão social da pessoa com deficiência. Estiveram presentes ao ato realizado na Prefeitura vários representantes da Apae, como seu presidente, Pedro Paulo Ferrenha, o Nenê, que falou da importância de leis como essa, que beneficiam as pessoas com deficiência ao mesmo tempo em que conscientizam a população. Ferrenha ressaltou os 54 anos da entidade e os 45 milhões de pessoas com deficiência existentes no Brasil, das quais a Apae cuida de 60 mil. Também destacou as atividades realizadas pela entidade neste mês, como a Pré-Conferência da Pessoa com Deficiência, um passeio ciclístico, um jantar especial e outras mobilizações. "A a lei de inclusão é muito importante para a visibilidade da causa. Devemos lutar para que seja cumprida e para acabar com os preconceitos."
Autor da lei, o vereador Roger Mendes elogiou o trabalho de todos os funcionários e voluntários da Apae envolvidos na causa dos deficientes e agradeceu a oportunidade e a confiança nele depositadas. "Quero me comprometer mais uma vez com a Apae, dando total apoio às ações e ao trabalho que realiza", disse, acrescentando que estava comovido por o terem escolhido para criar o projeto, pois muitos da instituição já conheciam o seu envolvimento com a causa e com a entidade. "Tenho certeza de que esse projeto de lei vai coroar essa parceria que será, com certeza, para a vida toda, independentemente de questões e do momento político que estamos vivendo. Essa lei é a oportunidade para oficializarmos o trabalho que a Apae vem realizando há bastante tempo, de efetivarmos ações para darmos visibilidade aos meios de inclusão do deficiente. Se tive oportunidade de fortalecer esses trabalhos com essa lei, fico muito feliz de ter colaborado". O parlamentar agradeceu especialmente a assistente social da Apae, Lígia Celante, pois foi por meio da mesma que chegou às suas mãos a informação do que seria essa lei. "Também conversei com muitos funcionários e voluntários da entidade. Deixo minha gratidão a todos." Mendes também agradeceu o prefeito em exercício pelo esforço para que pudessem estar ali naquele momento, registrando mais uma ação em parceria, principalmente por conta de o mesmo também ter um envolvimento muito grande com as causas sociais.
Damiano agradeceu a oportunidade de assinar a lei do "Setembro Verde" por meio do vereador Roger Mendes e dos representantes da Apae. "É uma honra poder realizar esse ato. A lei fortalece os trabalhos realizados pela Apae", destacou ele. Estiveram presentes à solenidade Juliana Agatte, secretária de Planejamento e Participação Popular; a assessora de Políticas Públicas para a Pessoa com Deficiência, Elisa Santos; a assistente social da Apae, Ligia Celante; o chefe de gabinete Sinval Alan Ferreira Silva, entre outros. Também em lembrança ao “Setembro Verde”, os prédios da Prefeitura e da Câmara Municipal adotam o tom verde em suas iluminações noturnas durante este mês.
Assessoria de gabinete do vereador Roger Mendes
Publicado em: 28/09/2017 11:55:22