Bancada do PP visita Ariar e apoia pedido de cessão definitiva de área à entidade

Vereadores Juliana Damus e Roger Mendes, do PP, levaram vice-prefeito Damiano Barbiero (PP) para conhecer local e encaminhar demanda para solução
Visualize fotos

O tratamento de embalagens de agrotóxicos de Araraquara é realizado há 17 anos pela a Associação das Revendas de Insumos Agrícolas de Araraquara e Região (Ariar), em uma área cedida pela Prefeitura em comodato. O local já ganhou aproximadamente R$ 2 milhões de investimentos e para que continue recebendo os gestores precisam da doação definitiva do terreno. Por isso, a bancada do Partido Progressista (PP) na Câmara, Juliana Damus e Roger Mendes, acompanhados do presidente e vice prefeito, Damiano Barbiero, visitaram no início da semana o espaço e entenderam a importância do pedido.

Os vereadores e o vice-prefeito foram recebidos pelo gerente Antônio Tadeu Guerra e o presidente da Ariar, o engenheiro agrônomo Edgar Santa Rosa Esteves. Eles explicaram que o local está entre as primeiras instituições que seguem a rigor as regras de segurança do trabalho e explicou o processo de tratamento realizado nas embalagens. De acordo com Guerra, a Ariar faz o recolhimento de embalagens dos pequenos, médios e grandes produtores. Porém, existem algumas dificuldades entre os pequenos produtores dos assentamentos da cidade e região. A maioria dos assentados acabam utilizando as embalagens que são toxicas para outros fins e não fazem o descarte correto. Os vereadores pediram para Damiano, que também é secretário de Desenvolvimento Econômico, agendar uma reunião entre os assentados, a Prefeitura e equipe da Ariar, que poderá explicar sobre as complicações toxicas das embalagens e combinar a melhor forma de se fazer o recolhimento delas. Outra situação é a questão cessão definitiva da área que a Ariar utiliza para o tratamento das embalagens. Segundo Damiano o contrato será analisado pelo jurídico da Prefeitura que emitirá um parecer sobre as possibilidades.

“Fiquei satisfeita em ver tanta organização e saber da importância do trabalho de recolhimento das embalagens. Os gestores e funcionários da Ariar fazem tudo com muita responsabilidade, pensando, exclusivamente, na questão ambiental. Por isso, a importância de apoiarmos a iniciativa”, enfatizou Juliana Damus. Para Roger, “entendemos que a doação permanente da área é apenas uma garantia de que os investimentos ficarão neste espaço, e que sejam usados somente para este tipo de serviço. Faz sentido o pedido e, torcemos que tudo dê certo para que eles continuem o trabalho eficaz que realizam em nossa cidade e região”. O vice Prefeito, Damiano, também parabenizou Esteves e Guerra pela atuação da Associação. Ele enfatizou a importância do trabalho da Ariar ser estendido a todos os produtores que ainda não tiverem conhecimento sobre os perigos tóxicos das embalagens. “Farei o possível para que mais parcerias aconteçam e que o trabalho itinerante da Associação chegue, definitivamente, nos assentamentos”, disse.

 

Dia do Campo Limpo

O Dia Nacional do Campo Limpo (DNCL) é comemorado em 18 de agosto e existe para celebrar os bons resultados da logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas em todo o país e reconhecer os elos da cadeia do Sistema Campo Limpo (agricultores, canais de revenda e cooperativas, indústria fabricante e Poder Público). Em torno desta data, a celebração do DNCL é estendida às comunidades locais, por meio de ações comunitárias, concursos em escolas, palestras em universidades, encontros com autoridades locais etc., no intuito de levar à região do entorno das unidades de recebimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas reflexão, conscientização e participação em atividades relacionadas à conservação do meio ambiente.

De acordo com Guerra, mais de 1600 crianças devem participar este ano da celebração, que ocorrerá das 8 às 17 horas, na sede da Ariar. A iniciativa é totalmente gratuita e é aberta a população. Mais informações pelo telefone (16) 99193-8517.




Publicado em: 02/08/2017 16:26:40