Responsabilidade cultural-política para enfrentamento ao racismo é tema de debate na Câmara

Responsabilidade cultural-política para enfrentamento ao racismo é tema de debate na Câmara
Visualize fotos

Dando continuidade à programação do evento “Da abolição ao reconhecimento”, iniciado no último dia 3, no Plenário da Câmara Municipal de Araraquara, o professor Sérgio Luiz Souza e o coordenador executivo de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiz Fernando Costa Andrade, compuseram a Mesa Redonda: Democracia, Justiça e Representação: O papel e a responsabilidade cultural-política da municipalidade araraquarense. Após as palestras, integrantes da plateia puderam expor suas opiniões e fazer perguntas, na manhã desta quinta-feira (4), na Casa de Leis.

Souza trouxe questionamentos sobre a questão étnico-racial no Brasil, destacando fatos históricos e atuais que contribuem para a construção de estereótipos em relação aos negros. “Os programas policiais, por exemplo, são uns dos principais fatores para a propagação do racismo no país”, ressaltou.

O professor também mostrou dados sobre a exclusão dos negros em alguns setores da sociedade. “Há apenas 5% de negros em bairros com estrutura urbana ótima”, disse.

Para Andrade, “esses momentos de discussão contribuem para mudar as atitudes das pessoas, pois apenas com a troca de informações e com conhecimento podemos fazer a diferença”.

As atividades são uma iniciativa da Coordenadoria Executiva de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (CEPPIR) e do Centro de Referência Afro Mestre Jorge, a fim de criar debates e propor disposições para o enfrentamento ao racismo. O mês de maio foi escolhido, pois no dia 13 celebra-se a data em que foi assinada a Lei Áurea, de 1888, extinguindo o regime de escravização do negro no Brasil.




Publicado em: 04/05/2017 16:46:04

Publicado por: CÂMARA MUNICIPAL DE ARARAQUARA