Vereador participa de reunião sobre problemas com praça no Jardim das Estações

Visualize fotos

Uma praça pode ser definida como qualquer espaço público urbano, livre de edificações que propicie convivência aos cidadãos e recreação para os seus usuários. Porém, não é isso o que ocorre com a praça localizada em frente à igreja de Santa Terezinha do Menino Jesus, no Jardim das Estações. Além do mato alto, quadra de esportes sem ser utilizada pela comunidade por problemas estruturais, o local ainda é abrigo de consumidores de drogas, que afastam o cidadão da praça.

Os problemas que envolvem o espaço foram tratados em reunião do vereador Roger Mendes (PP) com o padre Walace Augusto Tomazini, acompanhados de Rafael Torres Azevedo, representando a secretaria municipal de Assistência e Desenvolvimento Social. Algumas propostas foram discutidas no encontro. O pároco assegurou que os usuários de drogas não interferem com a igreja, porém, acabam afastando fiéis, que se sentem receosos. Além disso, tem ainda a questão social de suas situações. Azevedo afirmou que não se consegue tirar da rua quem não quer. “É preciso mostrar oportunidade e levá-los aos serviços de recuperação da dependência química, qualificação de mão de obra e outros”. Padre Walace sugeriu que, ao invés de ser feita a reforma da quadra, ela deveria ser retirada, pois, além de servir de espaço para drogadição, nela, a igreja poderia realizar eventos.

“Faria na quadra e não no meio da rua”, se referindo a festa do milho, que está ocorrendo aos finais de semana ao lado da igreja. Outro pedido é para a colocação dos equipamentos para uma academia ao ar livre, como já ocorre em algumas praças. Disse ainda que, por algumas vezes, tentou-se retomar a associação dos moradores do bairro, ainda sem sucesso. “Infelizmente a praça é um ponto negativo para a região”, afirmou. Mendes vai propor à prefeitura a realização de alguns eventos na praça, como atividades culturais e esportiva, como esforço para trazer os moradores de volta para o espaço, que tem áreas com sombras de árvores. Ele deve pedir uma reunião com representantes da comunidade e de secretarias municipais para organizarem atividades no espaço, além de tratarem das propostas do pároco e do encaminhamento da recuperação da praça.




Publicado em: 03/05/2017 21:06:00