Com dificuldades financeiras, entidades sociais pedem apoio para manter atividades

Visualize fotos

Atualmente, as entidades assistenciais de Araraquara enfrentam muitas dificuldades financeiras para manter suas atividades. Esse foi o principal tema abordado na reunião, articulada pelo vereador Edio Lopes (PT), entre integrantes do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Comdef), o prefeito Edinho Silva (PT) e representantes de diversos setores do Executivo, como Educação, Saúde e Assistência Social. O encontro foi realizado na quinta-feira (20) na Udefa.

“Essa gestão é aberta ao diálogo. Por isso, destaquei essa demanda e a necessidade dessa reunião, para construirmos juntos alternativas para solucionar os problemas enfrentados por essas instituições”, frisou o parlamentar.

As entidades AAEE, Apae e Udefa, integrantes do Comdef, explicaram a situação e solicitaram um aumento no repasse de recursos por parte da Prefeitura. Apesar de o Executivo já destinar o dobro de verba, por meio de bolsas, comparado ao governo estadual, Edinho afirmou que realizará um estudo para aumentar o valor destinado a essas instituições.

“Esse ano o orçamento já está definido por uma lei municipal aprovada em 2016, por isso não podemos alterá-lo. No entanto, para o próximo ano, nos esforçaremos para melhorar esse apoio financeiro”, destacou o chefe do Executivo.

O prefeito ainda ressaltou que “será montado um fórum com a participação do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, o Comdef, e os órgãos públicos ligados ao tema, para debater um plano municipal de ações, construindo coletivamente”.

“Precisamos fortalecer cada vez mais o Conselho, a participação popular e o contato com o Executivo, para vencer as dificuldades enfrentadas na manutenção desses serviços. Por isso, continuarei intermediando essas relações”, finalizou Edio.




Publicado em: 20/04/2017 19:09:43