A Tribuna Popular da 14ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, realizada nesta terça-feira (18), foi ocupada pelo estudante de Direito Vinicius da Silva Motta, credenciado pelo Partido Progressista (PP), para falar sobre o tema “Projeto Jovem no Parlamento”.
Vinicius, que é aluno da Uniara, participou recentemente de um estágio no Congresso Nacional, onde teve a oportunidade de acompanhar sessões, palestras e discussões de projetos. “Foi uma experiência incrível para meu crescimento político e pessoal”, relatou. A vivência o inspirou a motivar outros jovens a aprofundarem seus conhecimentos, por meio do Projeto Jovem no Parlamento.
A ideia é trazer mensalmente um grupo de 15 a 20 estudantes do ensino médio para conhecerem a Câmara, suas dependências, seus processos e o cotidiano do vereador. “São pessoas que estão tirando o título de eleitor e se inserindo no cenário político”, justificou. Ele informou que pesquisas recentes apontam que o Brasil conta atualmente com 45 mil eleitores entre 16 e 33 anos e que apenas 29% dos jovens brasileiros são militantes políticos ou participam de algum grupo de defesa de uma causa. “É preciso aumentar esse número, pois o jovem precisa estar ativo e informado sobre o panorama político, para votar com consciência”, defendeu o estudante, que já está organizando uma equipe para trabalhar no projeto.
O projeto foi bem recebido pelos vereadores, que se dispuseram a colaborar para seu desenvolvimento. A Escola do Legislativo organiza anualmente o Parlamento Jovem, voltado para estudantes do nono ano. Vários vereadores observaram que os dois projetos podem se complementar, aumentando as oportunidades para conhecimento e participação dos jovens no processo legislativo.
Publicado em: 19/04/2017 00:17:18