A saga das mulheres camponesas é destaque em vídeo

Visualize fotos

Um vídeo idealizado e dirigido pelo vereador Edio Lopes (PT) exibido na Sessão da Câmara de terça-feira (7) emocionou aos presentes e continua sendo muito comentado nas redes sociais.

O objetivo da produção, segundo Lopes, que é membro do Procuradoria Especial da Mulher, é mostrar a coragem e a luta das mulheres que escreveram a história da humanidade. “No dia a dia e em datas históricas como o 8 de março, Dia Internacional da Mulher, é preciso relembrar a atuação feminina na sociedade”, alerta.

O olhar foi dirigido especialmente às mulheres camponesas. As lentes captaram semblantes de quem já sofreu, já enfrentou a luta pela terra, além de risos e histórias de quem, apesar de tudo, viu seu sonho realizado.

Várias mulheres do Assentamento Bela Vista do Chibarro contaram, sucintamente, um pouco do que passaram durante os anos de acampamento, quando não tinham perspectiva do futuro, quando moravam embaixo de barracas com seus filhos e que muitas vezes não tinham nem o que comer.

Dona Maria Rezadeira, por exemplo, sente-se orgulhosa em dizer que é camponesa com as mãos “calosas”, e compara as mulheres rurais com a gralha azul, um pássaro do sul do Brasil que leva a pinha no bico para plantar, ajuda a criar um novo pinhal e cultivar alimento para as próximas gerações.

O parlamentar acompanhou todos os passos da produção, desde a captação de imagens, as entrevistas e a edição final.

“São histórias reais de mulheres reais que muitas vezes não são notadas. Elas têm gravado em seus corações as marcas da luta, e através desse vídeo tivemos a oportunidade de dar-lhes visibilidade. Para mim, a mensagem que o trabalho traz é urgente: as mulheres camponesas precisam ser respeitadas e reconhecidas pelas instituições”, frisou.

O vídeo tem o título de Gralha Azul e você pode assistir no site da Câmara: www.cmararaquara.sp.gov.br ou através deste link no YouTube: www.youtube.com/watch?v=jLQRqnRhNgU




Publicado em: 10/03/2017 20:31:29