Faculdade de Ciências Farmacêuticas ganha prédio de Bioprocessos e Biotecnologia

Visualize fotos

A graduação em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia da Unesp Araraquara está em andamento sem instalações próprias desde 2013. No entanto, a partir da última segunda-feira (23), a realidade será outra, isso por causa da inauguração do novo prédio do curso na Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF/Unesp), com infraestrutura adequada às demandas do ensino universitário.

A construção de 400m² possui vários laboratórios e uma mini usina para a realização de aulas práticas e 12 docentes e seis técnicos administrativos foram contratados para trabalhar no local. Os recursos financeiros da obra vieram de uma parceria entre o Governo estadual e a Universidade. 

"Esse prédio é resultado do trabalho de muita gente e ampliará a atuação da Faculdade de Ciências Farmacêuticas nas áreas de pesquisa, ensino e extensão", afirmou Cleópatra da Silva Planeta, ex-diretora da FCF e atual pró-reitora de extensão da Unesp.

O presidente da Câmara Municipal, Jéferson Yashuda Farmacêutico (PSDB), lembrou que a primeira turma da graduação está no quarto ano de curso e destacou: “A área de bioprocessos e biotecnologia completa a formação da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, com foco na produção de fármacos. É um curso inovador, e o novo prédio é muito benéfico para os alunos”.

O reitor da Unesp, Sandro Roberto Valentini, ressaltou o fato de a participação do Brasil na produção de fármacos não ser tão robusta e afirmou: “Uma forma de fomentar o desenvolvimento da biotecnologia no país é colocar esses dois profissionais – o farmacêutico e o engenheiro de bioprocessos – em contato desde a formação acadêmica”.

Além das instalações, a FCF/Unesp também conta com nova gestão, composta pelo diretor Luís Vitor da Silva do Sacramento e a vice-diretora Ana Marisa Fusco Almeida, que tomaram posse neste dia 23 em cerimônia realizada no auditório da instituição.

“O desafio dos gestores hoje é a questão orçamentária. Temos que ter muito diálogo com as unidades da Unesp e com a comunidade externa, com os governos e prefeituras. A gente vai precisar de muita conversa e inteligência”, afirmou Sacramento.




Publicado em: 23/01/2017 20:57:57