O presidente da Câmara Municipal de Araraquara, vereador Jéferson Yashuda Farmacêutico (PSDB), participou na segunda-feira (16) da cerimônia de posse do novo reitor da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Sandro Valentini, e do vice-reitor, Sérgio Roberto Nobre, para um mandato de quatro anos (até 2021). Os dois irão ocupar os cargos deixados, respectivamente, por Julio Cezar Durigan e Eduardo Kokubun. O evento foi realizado no Teatro Santander, em São Paulo, e contou com um público de mais de mil pessoas, com a presença do governador Geraldo Alckmin (PSDB) e seu vice, Márcio França (PSB), também secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação.
Em seu discurso na cerimônia de posse, Valentini afirmou que o momento de crise econômica é uma “oportunidade de transformação” e que um de seus desafios será “inovar em todas as questões da universidade”.
Natural de Martinópolis (SP), o novo reitor desenvolveu toda sua carreira acadêmica em Araraquara, na Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF/Unesp), instituição na qual Yashuda também se formou farmacêutico. Valentini foi diretor da FCF.
“Conheço o Sandro desde o período que estudei na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp. Ele é muito inteligente, capacitado e determinado. Sua eleição é motivo de júbilo para Araraquara e tenho a certeza que vai realizar uma excelente gestão na Reitoria. A Unesp está entre as melhores universidades do Brasil e, para além do ensino, pesquisa e prestação de serviços de elevada qualidade, tem importantes parcerias com os municípios onde está instalada, inclusive Araraquara. Cito como exemplo aqui em Araraquara, o convênio da Unesp com a Câmara Municipal para a realização do Parlamento Jovem, por meio da Escola do Legislativo”, disse o presidente da Câmara.
Yashuda comunicou ao novo reitor a propositura da Mesa Diretora da Câmara para lhe conceder o título de Cidadão Araraquarense. Valentini expressou seu orgulho e agradeceu a proposta de lhe conceder a honraria.
Também estiveram representando Araraquara na cerimônia, o prefeito Edinho Silva (PT), a deputada estadual Márcia Lia (PT), além de diretores e professores das unidades da Unesp em Araraquara.
De acordo com o governador Geraldo Alckmin, a Unesp é a universidade da inclusão. Cerca de 48% dos alunos são de escola pública. “Uma grande alegria estar aqui na posse dos novos reitores. Nós vamos ter um grande diálogo, ouvir a universidade, que é o centro da reflexão e do debate”, afirmou.
O novo reitor
Formado em Farmácia-Bioquímica pela FCF/Unesp de Araraquara. Ingressou na Unesp como auxiliar de ensino em 1987. Mestrado em Microbiologia e Imunologia pela Unifesp, doutorado em Bioquímica pela USP, doutorado Sanduíche no Massachusetts Institute of Technology – MIT/EUA, pós-doutorado na Harvard University/EUA, livre-docente em Microbiologia e professor titular em Microbiologia e Biologia Molecular. Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq, nível 1D.
Autor de 75 artigos completos em periódicos indexados e 225 resumos publicados em anais de eventos científicos. Coordenou 27 projetos de pesquisa com financiamento de agências de fomento, com destaque para um Jovem Pesquisador e dois temáticos, financiados pela Fapesp. Participou como pesquisador responsável de dois projetos no programa Genoma da Fapesp. Supervisionou 10 estágios de pós-doutorado e concluiu a orientação de 40 trabalhos de iniciação científica, cinco dissertações de mestrado e 12 teses de doutorado. Foi tutor do Grupo PET – Farmácia.
Participou de uma das reformas curriculares do curso de Farmácia-Bioquímica e da concepção e da viabilização do curso de graduação em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia. Foi diretor e atualmente é coeditor da Revista de Ciências Farmacêuticas Básica e Aplicada. Membro da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq). Eleito vice-chair (2017) e chair (2019) da Gordon Research Conference on Polyamines, nos Estados Unidos.
Foi vice-diretor e diretor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF), campus de Araraquara. Atuou como presidente da Comissão de Custeio e como vice-presidente e presidente do Fórum de Diretores da Unesp. Participou da revisão dos parâmetros de subquadro, incluindo a reorganização de seções na estrutura administrativa da universidade. Atuou também como membro da Comissão de Avaliação da Capes, na área de Farmácia. Coordena o programa de pós-graduação em Biociências e Biotecnologia Aplicadas à Farmácia e atua como membro da Câmara Central de Pós-Graduação (CCPG) e do Conselho Universitário da Unesp.
O novo vice-reitor
Formado em Matemática pela Unicamp. Ingressou na Unesp como auxiliar de ensino em 1986. Mestrado em Educação Matemática pela Unesp, doutorado em História da Matemática pela Universidade de Leipzig/Alemanha, pós-doutorado na Ludwig-Maximilians-Universität Munique/Alemanha, livre-docente e professor titular em História da Matemática.
É membro efetivo da Academia Internacional de História da Ciência, Paris/França, e editor da Revista Brasileira de História da Matemática. Foi aprendiz de mecânica geral no Senai e ferramenteiro matrizeiro na Robert Bosch do Brasil. Trabalhou como Instrutor de mecânica geral e professor de Desenho Técnico Industrial na Escola Senai. Foi professor de matemática na rede de ensino particular de Campinas. Foi tutor do Grupo PET - Matemática, pesquisador convidado do Max-Planck-Institut, Berlin/Alemanha e coordenador local do Procad - Rede de Cooperação Acadêmica em Educação Matemática e História da Matemática UFRN/Unesp.
Assessoria de gabinete da Presidência da Câmara Municipal de Araraquara
Publicado em: 17/01/2017 17:28:15