Comemoração do Dia do Comerciário é marcada por festa e homenagem

Comemoração do Dia do Comerciário é marcada por festa e homenagem
Visualize fotos

Com muita festa e ao som de “Os Quarentões”, o “Dia Municipal do Comerciário” foi celebrado no salão de eventos do Lar Nosso Ninho, em Araraquara, no último domingo, dia 30. A comemoração, organizada pelo Sindicato dos Empregados do Comércio de Araraquara, também contou com brinquedos infantis, para a diversão da garotada, e uma homenagem especial oferecida pela Câmara Municipal à Maria Aparecida da Silva, mais conhecida como “Cidinha da Ótica Lupo. ”

Cidinha recebeu o prêmio “José Rodrigues de Lima”, entregue anualmente ao melhor comerciário do munícipio no exercício de suas funções, que se destacar no ano que antecede a premiação, sendo indicado pelo sindicato da categoria. A criação desta homenagem e a instituição do Dia Municipal do Comerciário, em Araraquara, são resultados da Lei nº 8.065/2013, de autoria do vereador Édio Lopes (PT).

dia-do-comerciario-30-10-154Segundo José de Mattos Filho, presidente do Sindicato dos Empregados do Comércio, “entre todos os que foram indicados, Cidinha foi escolhida por unanimidade para receber esse prêmio”.

Um vídeo com a história de vida da homenageada foi exibido e emocionou a todos os presentes, principalmente, familiares e amigos, incluindo, Betânia Lupo Nascimento Cardozo e Antônio José Cardozo, os proprietários da Ótica Lupo. Para Cardozo “Cidinha já é parte da família. Depois de 50 de dedicação e tantas crises superadas, só temos a agradecer por tudo”.

Após receber o Prêmio Comerciária do Ano, entregue por Mattos Filho e pelo vereador Édio Lopes (PT), Cidinha não segurou a emoção. “ Só posso agradecer por essa linda homenagem, e dizer que amo muito meu emprego, meus patrões, colegas de trabalho e família”.

Para concluir a solenidade, Édio Lopes (PT) afirmou que “essa celebração não é só a entrega do prêmio à Cidinha, que é um exemplo profissional, é também um resgate da história da luta dos comerciários por seus direitos trabalhistas”.

José Rodrigues de Lima, comerciário aposentado que deu nome ao prêmio e atual integrante da diretoria do Sindicato dos Empregados do Comércio de Araraquara também prestigiou o evento.

Maria Aparecida da Silva

Natural de Ibitinga, nasceu em abril de 1949. Mudou-se para Araraquara quando tinha apenas 8 de idade, com seus pais Benedito da Silva e Rosa Lourenço da Silva.

Jdia-do-comerciario-30-10-259á na idade adulta, casou-se e teve dois filhos, Flávia e Tiago. Ela também teve duas netas, Júlia e Naomi, filhas de Flávia e de Lincon.

Em 1º de dezembro de 1966, Maria Aparecida da Silva começou sua vida profissional na Ótica Lupo, onde trabalha até hoje, há 50 anos.

Cidinha, como é conhecida por todos, começou atuando no escritório. Fazia trabalho burocrático, serviço de banco e demais atividades do setor.

O primeiro patrão foi o senhor Edmundo Lupo. Com a administração de Dona Maria Raymunda Lupo, Cidinha passou a atender no balcão e fez tudo o que era necessário para a empresa. Hoje atua em vários setores.

Sempre teve um ótimo relacionamento com os proprietários e testemunhou tudo o que aconteceu nos últimos 50 anos na empresa, inclusive as mudanças na cidade e no comércio da região central de Araraquara.

Ela se aposentou aos 45 anos de idade e 20 anos depois ainda continua trabalhando no mesmo local.




Publicado em: 31/10/2016 19:23:04

Publicado por: CÂMARA MUNICIPAL DE ARARAQUARA