Com muita festa e ao som de “Os Quarentões”, o “Dia Municipal do Comerciário” foi celebrado no salão de eventos do Lar Nosso Ninho, em Araraquara, no último domingo, dia 30. A comemoração, organizada pelo Sindicato dos Empregados do Comércio de Araraquara, também contou com brinquedos infantis, para a diversão da garotada, e uma homenagem especial oferecida pela Câmara Municipal à Maria Aparecida da Silva, mais conhecida como “Cidinha da Ótica Lupo. ”
Cidinha recebeu o prêmio “José Rodrigues de Lima”, entregue anualmente ao melhor comerciário do munícipio no exercício de suas funções, que se destacar no ano que antecede a premiação, sendo indicado pelo sindicato da categoria. A criação desta homenagem e a instituição do Dia Municipal do Comerciário, em Araraquara, são resultados da Lei nº 8.065/2013, de autoria do vereador Édio Lopes (PT).
Segundo José de Mattos Filho, presidente do Sindicato dos Empregados do Comércio, “entre todos os que foram indicados, Cidinha foi escolhida por unanimidade para receber esse prêmio”.
Um vídeo com a história de vida da homenageada foi exibido e emocionou a todos os presentes, principalmente, familiares e amigos, incluindo, Betânia Lupo Nascimento Cardozo e Antônio José Cardozo, os proprietários da Ótica Lupo. Para Cardozo “Cidinha já é parte da família. Depois de 50 de dedicação e tantas crises superadas, só temos a agradecer por tudo”.
Após receber o Prêmio Comerciária do Ano, entregue por Mattos Filho e pelo vereador Édio Lopes (PT), Cidinha não segurou a emoção. “ Só posso agradecer por essa linda homenagem, e dizer que amo muito meu emprego, meus patrões, colegas de trabalho e família”.
Para concluir a solenidade, Édio Lopes (PT) afirmou que “essa celebração não é só a entrega do prêmio à Cidinha, que é um exemplo profissional, é também um resgate da história da luta dos comerciários por seus direitos trabalhistas”.
José Rodrigues de Lima, comerciário aposentado que deu nome ao prêmio e atual integrante da diretoria do Sindicato dos Empregados do Comércio de Araraquara também prestigiou o evento.
Maria Aparecida da Silva
Natural de Ibitinga, nasceu em abril de 1949. Mudou-se para Araraquara quando tinha apenas 8 de idade, com seus pais Benedito da Silva e Rosa Lourenço da Silva.
Já na idade adulta, casou-se e teve dois filhos, Flávia e Tiago. Ela também teve duas netas, Júlia e Naomi, filhas de Flávia e de Lincon.
Em 1º de dezembro de 1966, Maria Aparecida da Silva começou sua vida profissional na Ótica Lupo, onde trabalha até hoje, há 50 anos.
Cidinha, como é conhecida por todos, começou atuando no escritório. Fazia trabalho burocrático, serviço de banco e demais atividades do setor.
O primeiro patrão foi o senhor Edmundo Lupo. Com a administração de Dona Maria Raymunda Lupo, Cidinha passou a atender no balcão e fez tudo o que era necessário para a empresa. Hoje atua em vários setores.
Sempre teve um ótimo relacionamento com os proprietários e testemunhou tudo o que aconteceu nos últimos 50 anos na empresa, inclusive as mudanças na cidade e no comércio da região central de Araraquara.
Ela se aposentou aos 45 anos de idade e 20 anos depois ainda continua trabalhando no mesmo local.
Publicado em: 31/10/2016 19:23:04
Publicado por: CÂMARA MUNICIPAL DE ARARAQUARA