A quantas anda a economia em Araraquara? A consciência política do brasileiro está realmente em ascensão? E o que podemos esperar para o ano que vem? Essas e outras perguntas serão respondidas por especialistas hoje, dia 31 de agosto, na mesa redonda “Panorama Econômico e Político de Araraquara e Perspectivas para 2017”, organizada pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal.
O evento compõe o calendário da Semana Rodolpho Telarolli e terá como palestrantes Jaime Vasconcellos, economista formado pela Unesp Araraquara, assessor econômico da Fecomercio/SP e sócio da Eagles Consultoria Econômica, e Rodrigo Umbelino da Silva, cientista social formado pela Unesp Araraquara, mestre em Ciência Política pela Ufscar e doutorando em Ciência Política pela Unicamp. Aberto à população em geral, o encontro tem como objetivo envolver principalmente servidores públicos, agentes políticos, estudantes e professores no debate sobre o contexto econômico e político atual do município, além das perspectivas para 2017.
Jaime Vasconcellos abordará o diagnóstico da economia brasileira, com ênfase no mercado de trabalho. “Mais do que apenas apresentar uma fotografia das condições atuais do nosso país, pretendo projetar os desafios e desempenhos em 2016 e 2017”, explica o economista, que completa: “Também quero aprofundar os números de Araraquara no que tange à geração e à perda de vagas de emprego”. Além da questão do emprego, Jaime analisará, do ponto de vista técnico, o desempenho recente da economia nacional e local, as possibilidades para o país sair da crise e os desafios da equipe econômica no curto e no longo prazo.
As discussões políticas ficarão por conta de Rodrigo da Silva, que apresentará o tema: “A importância e os mecanismos de participação política”. Alguns aspectos a serem discutidos em sua palestra serão a participação política do ponto de vista histórico, o diálogo do poder público com a sociedade civil e a importância dos movimentos de rua. “Desde 2013, temos visto uma explosão de movimentos de rua. Eles convergem, de fato, para uma nova consciência política do brasileiro?”, questiona o sociólogo.
A Semana Rodolpho Telarolli faz parte do calendário oficial da cidade desde 2008. Foi criada com o objetivo de promover a discussão e o aprofundamento de questões ligadas ao desenvolvimento de Araraquara e região por meio de debates, seminários e palestras. Ao mesmo tempo em que homenageia o historiador araraquarense falecido em 2001, conhecido pelo importante trabalho de resgate e preservação da história local, a Semana estimula a participação popular na discussão de temas relevantes para o presente e o futuro da cidade.
Em funcionamento desde 2013, a Escola do Legislativo é um órgão da Câmara Municipal dedicado ao aprofundamento do conhecimento, não apenas de vereadores, assessores e servidores, como também da sociedade em geral. A Escola promove mesas redondas, cursos, oficinas e seminários voltados para a formação política e a capacitação dos cidadãos. Desde a sua criação, já realizou eventos relacionados às mais variadas áreas, como violência contra a mulher, comunicação política na era digital, conhecimentos previdenciários e lei de acesso à informação. Entre os cursos ministrados pela Escola ao longo desses três anos, estão Processo Legislativo, Tributário e Financeiro, Informática, Oficina para a Elaboração de Projetos Culturais e Registro de Preços, e outros.
A mesa redonda ocorrerá hoje, dia 31 de agosto, das 15h às 18h, no Plenarinho da Câmara Municipal. O evento é gratuito, e os participantes receberão certificados. As inscrições estão disponíveis no site da Câmara Municipal através deste link.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (16) 3301-0630.
Publicado em: 30/08/2016 21:24:40