Márcia Ferreira Lucas, credenciada pela Assessoria Especial de Políticas para Pessoas com Deficiência da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e da Participação Popular, ocupou a Tribuna Popular da Câmara Municipal de Araraquara nesta terça-feira (15) para a prestação de contas dos serviços e atendimentos implantados na Assessoria de 2013 a 2015.
Ela exibiu um relatório intitulado “Agora em Araraquara todos vão saber que eu existo”, com informações de como se cadastrar e participar dos programas e projetos da Assessoria Especial de Políticas para Pessoas com Deficiência. Apresentou as leis voltadas à inclusão do deficiente, com a Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS), que dispõe sobre a organização da Assistência Social, representando um marco para o reconhecimento dos benefícios, serviços, programas e projetos sócio assistenciais como direito de qualquer cidadão brasileiro. “Nossa luta para estender o LOAS Parental para aqueles que cuidam dos idosos e deficientes continua”, disse.
O relatório aborda a “Acessibilidade, direito de todos, responsabilidade de cada um”, como um fator importante para melhorar a vida dos deficientes. Araraquara hoje possui um cadastro detalhado de pessoas portadoras de deficiência realizado pelas unidades de saúde - onde estão, quantas são, quais são as deficiências. Ao todo são 1.158 cadastros com deficiência auditiva, física, intelectual, múltiplas e visual. Um grande número delas resultado de acidentes.
Márcia lembrou que em fevereiro de 2013 foi criado o banco de currículos para pessoas com deficiências aptas ao trabalho, em março do mesmo ano se iniciou uma parceria com Raízen para curso profissionalizante e em novembro foi firmado convênio cooperativo entre a Regional do Trabalho e Emprego e a Prefeitura buscando potencializar a inclusão efetiva das pessoas com deficiências no mercado de trabalho. Foram detalhados os serviços prestados em todo o período, e ao final foi apresentado um vídeo, de circulação nacional, onde o destaque é o cadastro de Araraquara e que hoje é modelo de referência para o país.
Publicado em: 15/03/2016 22:42:23