Apontada como a principal organização não governamental sem fins lucrativos do mundo compartilhando a visão de algo melhor, a história do Rotary Club pode ser contada de várias formas nesses 67 anos de existência em Araraquara. Até porque são cinco clubes: Rotary Club Araraquara, Rotary Club Araraquara Oeste, Rotary Club Araraquara Carmo, Rotary Club Araraquara Leste e Rotary Club Santa Angelina.
O trabalho comunitário tem várias faces, entre eles, os bancos de cadeiras de rodas, de óculos, de camas hospitalares e de fraldas, além do desenvolvimento de programas com jovens como o Rotary Kids, Interact Club, Rotaract Club, e mais o Intercâmbio de Jovens e Programa de Bolsa de Estudos. “São muitas ações que merecem esse respeito do Poder Legislativo, por todo trabalho realizado em prol da comunidade”, diz o vereador Doutor Lapena (PP). Para o parlamentar, com o lema principal "dar de si antes de pensar em si", esse trabalho unificado no município é compartilhado pelo Rotary Club Internacional que completou 111 anos de fundação neste mês. “O objetivo da organização mundial é reunir pessoas com habilidades profissionais distintas em benefício da humanidade através de programas estruturados pela própria organização.”
História
O primeiro Rotary Club foi fundado na cidade de Chicago, nos Estados Unidos, em 1905, pelo advogado Paul Percy Harrise mais três homens de negócios, o negociante de carvão Silvester Schiele, o engenheiro de minas Gustavus Loehr e o alfaiate Hiram Shorey. A Associação Nacional de Rotary Clubs foi fundada em 1910 e, em 1912, seu nome mudou para Rotary International em função da admissão do primeiro Rotary Club fora dos Estados Unidos, em Winnipeg, Canadá. Atualmente, existem mais de 1,2 milhão de rotarianos associados a mais de 34,7 mil Rotary Clubs espalhados por 210 países ou regiões do mundo.
Publicado em: 24/02/2016 14:02:30