EL encerra curso de Libras com sucesso de participação

Na quarta-feira (9), a Escola do Legislativo (EL) da Câmara Municipal de Araraquara encerrou o primeiro curso de Libras em parceria com a Unesp de Araraquara com uma confraternização entre os participantes.

As vagas disputadas no início do curso comprovaram a demanda de mais de 130 nomes na lista de espera. Sucesso de frequências e de conclusão.

A ideia do curso de Libras partiu da Presidente da Escola do Legislativo da Câmara Municipal, Vereadora Edna Martins após reunião com a equipe da Escola do Legislativo que detectaram dificuldades na comunicação com os surdos por parte dos servidores públicos.

"Após o Brasil reconhecer a Língua Brasileira de Sinais, por meio da Lei nº 10.436/2002, como a língua das comunidades surdas brasileiras, temos que garantir que os servidores públicos tenham acesso a esta linguagem e assim contribuir para que os surdos tenham, sobretudo, relação por igual com a sociedade", disse.

Ministrado pelas professoras Dr.ª Luci Pastor Manzoli, mestrado em Educação Especial pela Universidade de Boston (Boston University – USA) e doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), Dr.ª Adriana do Carmo Belloti, doutora em Educação Escolar pela Unesp de Araraquara, e as professoras Rosa Gonçalves de Oliveira, professora interlocutora da Secretaria Estadual de Educação, Aline Crociari, graduada em Pedagogia também pela Unesp de Araraquara.

O curso contou com a professora Naiara da Silva Souza formada em Administração com habilitação em Marketing que é usuária de Libras e oralizada. A professora possui perda total do ouvido direito e moderada do esquerdo e foi a responsável pela parte prática do curso em destaque. Desenvolvido em 10 módulos iniciado em 10 de outubro e teve o objetivo de oferecer noções básicas sobre Libras aos servidores públicos que lidam com o público em geral para que pudessem iniciar uma comunicação com as pessoas surdas por meio da língua de sinais.

Para a Prof.ª Dr.ª Luci Pastor Manzoli, a iniciativa da Vereadora Edna Martins em realizar este curso é de suma importância tendo em vista que a Escola visa a promoção da cidadania e da democracia. “Entendo que esse curso que se encerra irá atenuar a barreira da comunicação entre surdos e ouvintes, principalmente, nas instâncias sociais: serviços públicos, comércio e bancos, em um convívio com a diversidade. A oferta desse curso se apresenta como uma possibilidade de promover melhorias na comunicação com os surdos, além de oferecer reflexões contextualizadas sobre a surdez, suas implicações linguísticas, educacionais e sociais, na crença de que esse curso possa contribuir para estabelecer uma comunicação mais efetiva entre seus participantes e os surdos, ou seja, compartilhar com eles a sua língua. Parabéns a esta iniciativa”, finalizou.

Publicado em: 10/12/2015 16:35:08