Vereadora coordena Mesa Redonda 'Araraquara nos anos 2000' na Câmara

Visualize fotos

A presidente da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Araraquara, vereadora Edna Martins, coordenou na quinta-feira (3), a Mesa Redonda “Araraquara nos anos 2000” um debate que mostra análises permeadas principalmente pela intervenção do Estado nas políticas públicas para o desenvolvimento regional.

O evento realizado pela Escola do Legislativo debateu os resultados e atividades dos projetos dos cursos de extensão desenvolvidos pelos departamentos de Economia, Administração Pública, Sociologia e Ciências da Educação da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp contidos no livro homônimo escrito pelos professores doutores Elton Casagrande e Maria Chaves Jardim, organizadores, além de Ana Elisa Périco, Maria Fernanda Bassetto e Alexandre Sartoris Neto. Trata-se de estudos e propostas de um grupo de autores cujo objetivo foi colocar no centro das discussões uma agenda de pesquisa da época voltada para o desenvolvimento socioeconômico de Araraquara.

A Profª. Dra. Maria Chaves Jardim iniciou o debate focalizando o município de Araraquara durante os anos 2000 e 2010. Apesar da variedade temática, o foco recaiu sobre questões sociais e econômicas, como mercado de trabalho e economia local, finanças públicas, políticas públicas, planejamento plurianual orçamentário no município, mercado de trabalho criado pelas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e escolaridade e mercado de trabalho. “É um trabalho multidisciplinar, mas que rompe o tabu dos departamentos dentro da universidade trabalharem de portas fechadas. Em várias áreas de conhecimentos conseguimos colocar Araraquara como centro do debate”, afirmou.

Os temas abordados na mesa-redonda foram: “Atividade econômica e aspectos sociais de Araraquara: uma perspectiva nos anos 2000”, a evolução da economia brasileira no período de 2003 a 2013. Os participantes puderam conhecer a evolução a partir dos indicadores do mercado de trabalho e de desigualdade social. O foco principal recaiu sobre o comportamento do mercado de trabalho e suas características como taxa de desocupação, nível de rendimento, grau de mobilização de recursos humanos para o trabalho e produto per capita.

O Prof. Dr. Alexandre Sartoris Neto apresentou uma coletânea de dados sobre as finanças públicas do município de Araraquara. Uma discussão das características da gestão dos recursos orçamentários e identificação tanto de comportamento quanto tendências de duas gestões governamentais distintas: uma de 2005 a 2008 (liderada pelo PT) e outra de 2009 a 2012 (liderada pelo PMDB).

Já a Profª. Drª. Ana Elisa Périco abordou a questão do Plano Plurianual de Araraquara como estratégia de desenvolvimento municipal. Uma discussão que buscou identificar as características que qualifiquem o PPA como um instrumento gerador de crescimento e desenvolvimento. Mostrou as principais origens e aplicações de recursos e os principais setores priorizados com investimentos. Destacou que os investimentos realizados em algumas áreas (educação e saúde, por exemplo) foram superiores aos previstos no Plano Plurianual e apresentou, ainda, um importante fator que limita o potencial do PPA, a ausência de mecanismos de avaliação do plano, que acaba por impossibilitar o controle da execução física dos investimentos e a quantificação dos benefícios gerados.

As autoras apontaram que o mercado de trabalho em Araraquara foi favorecido pelas obras do PAC, cujo cenário estaria em diálogo com o contexto encontrado em âmbito nacional.

A Profª. Drª. Camila Fernanda Bassetto abordou o tema “Nível de escolaridade e mercado de trabalho em Araraquara: uma visão panorâmica atual”. Trouxe aos presentes uma análise entre a relação entre nível de escolaridade dos habitantes de Araraquara, remuneração média total por trabalhador, dentre outras variáveis. Destacou que na época da pesquisa, houve uma variação positiva em todas as variáveis analisadas, uma vez que a população de Araraquara apresentou um crescimento significativo, melhoras no nível de escolaridade e nas remunerações média e total por trabalhador. “Com esta pesquisa pude expor como a cidade de Araraquara se apresentou em relação ao nível de escolaridade entre os anos de 2002 e 2011. Quero agradecer o espaço para poder compartilhar a pesquisa que fazemos na universidade com a população e tirar desta mesa-rendonda dados para novas análises, sempre com otimismo de bons resultados, mesmo nesse cenário que estamos vivendo”, concluiu.

Por meio dos debates sobre os artigos publicados no livro, os autores buscaram quebrar as fronteiras entre a perspectiva e a linguagem acadêmicas. Sua estratégia de contribuição com a política pública insere-se na relação entre a universidade e o cidadão.

A vereadora Edna Martins destacou que a noite foi muito importante, pois os temas abordados são muito importantes. Cada tema daria uma discussão muito importante. “Leiam o livro, pois o mesmo mostra uma Araraquara com potencial enorme que incrementou sua arrecadação, que melhorou seus índices e que tem problemas também, mas nós que estamos envolvidos com a política municipal, partidos políticos e as pessoas que estão aí com vontade de fazer parte de tudo isso precisam conhecer esses dados e nossa cidade. A Câmara Municipal tem a obrigação de fazer esse debate e a Escola do Legislativo tem promovido isso. Quero agradecer a todos que estiveram aqui hoje e dizer a vocês que são da universidade que precisamos de vocês e dos seus trabalhos, pois é fundamental para que possamos pensar as políticas públicas com pesquisas e dados científicos comprovados”, finalizou.

 

Escola do Legislativo




Publicado em: 04/12/2015 13:09:26