A Comissão Especial de Inquérito (CEI) que investigará o rompimento de reservatório de água do Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) na Vila Xavier elegeu, na segunda-feira (30), o vereador Edio Lopes (PT) como presidente e William Affonso (PDT) como relator da Comissão. Durante o encontro, realizado no Plenarinho da Câmara de Araraquara, foram discutidos pontos para guiar a construção do Plano de Trabalho, necessário para o início da avaliação e verificação sobre o ocorrido.
De acordo com Lopes,o este foi o primeiro passo para o início das investigações, já que a sociedade precisa receber respostas. “Fizemos a primeira reunião, definimos presidente e relator e agora avançaremos na construção do Plano de Trabalho. A CEI trabalhará até mesmo no período de recesso da Câmara”, explica o vereador. O próximo encontro da Comissão, que também é composta pelos vereadores Jair Martineli (PMDB), Jeferson Yashuda (PSDB) e Juliana Damus (PP) será na quarta-feira (2), quando serão definidos outros pontos de atuação, como, por exemplo, a apuração de outras possíveis irregularidades. A Comissão tem até 90 dias para apresentar os resultados da investigação, porém este prazo pode ser prorrogado por mais 90 dias. Além disso, a CEI deve encaminhar a conclusão para o Ministério Público.
Entenda o caso
No último dia 11, um reservatório de água do Daae se rompeu, após fortes chuvas na cidade. A suspeita é de que o incidente tenha sido a causa da morte de duas pessoas, que moravam ao lado do local, na Vila Xavier. Após o incidente, o superintendente da autarquia, Guilherme Soares, ocupou espaço durante Sessão Ordinária da Câmara para prestar esclarecimentos sobre o ocorrido.
Publicado em: 01/12/2015 11:03:26