Um tema que mexe com a sensibilidade das pessoas foi abordado na Sessão da Câmara Municipal da terça-feira (17): o Câncer Infanto-juvenil.
Reginaldo Michachi falou sobre o trabalho realizado no Hospital do Câncer Infanto-juvenil de Barretos e convidou a população a participar da “Caminhada Passos que Salvam”. O evento foi incluído no calendário oficial do município através de projeto do vereador Jair Martineli (PMDB) e no próximo dia 22 de novembro será realizado pela primeira vez em Araraquara. A concentração será em frente a Arena da Fonte a partir das 8 horas, com saída prevista para as 9 horas e chegada no Parque Infantil. Michachi afirmou que a luta é para aumentar o índice de cura do Câncer Infanto-juvenil. “Sabemos que isso será possível se nossas crianças chegarem mais cedo para ao tratamento. Só precisamos levar informação, pois os sinais e sintomas do câncer infanto-juvenil no início são confundidos com outros males e a doença é tratada erroneamente”, disse. Mostrou ainda a grande diferença nos índices de cura entre o Brasil (55%) e os Estados Unidos (95%), e que essa discrepância se deve ao diagnóstico precoce, pois as crianças brasileiras estão chegando tarde demais para o tratamento. Foram mostrados vídeos para que os presentes à sessão e os telespectadores da TV Câmara tivessem uma ideia melhor de como funciona o hospital do Câncer de Barretos, inclusive com depoimentos emocionados de pais que acompanharam o tratamento e a cura de seus filhos. O Coordenador do HC Barretos em Araraquara lembrou que o Hospital é 100% SUS (Sistema Único de Saúde) e todo o tratamento é gratuito. “Aprendi que tudo lá acontece por amor, não visam lucro e sim o bem-estar do ser humano. Buscam a cura sem olhar a religião, a cor, a raça”, enfatizou.
Ele agradeceu a todos que estão apoiando e engajados na realização da caminhada aqui em Araraquara para que as crianças sejam salvas, curadas e que possam voltar a brincar, correr, estudar e viver. Hoje são 370 cidades em 12 estados e ainda a cidade de Capitan Babo no Paraguai que vão caminhar juntas. Os kits para a participação na “Caminhada Passos que Salvam” estão sendo vendidos a R$ 30,00 e toda a renda será revertida ao Hospital do Câncer Infanto-juvenil de Barretos.
Publicado em: 17/11/2015 22:41:11