EL realiza oficina de projetos culturais em parceria com Secretaria Estadual da Cultura

Visualize fotos

A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Araraquara, presidida pela Vereadora Edna Martins, em parceria com a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo iniciou nesta quarta-feira (14) a “Oficina de Projetos Culturais” ProAC - Programa de Ação Cultural de Incentivo à Cultura, promovendo ainda mais a cultura do município de Araraquara.

A oficina foi aberta oficialmente pelo presidente da Câmara Municipal de Araraquara, vereador Elias Chediek que destacou a importância de se promover oficinas como esta. “É um trabalho que não tinha sido oferecido antes e vai ajudar bastante toda a comunidade cultural araraquarense”, destaca.

Também participou da abertura da oficina, o vereador Gerson da Farmácia que elogiou a Escola do Legislativo pela iniciativa em promover oficinas culturais com um grande número de participantes.

O programa, destinado aos servidores municipais e sociedade em geral promove e capacita nos dois dias, os participantes a aplicarem o conteúdo aprendido elaborando projetos culturais. A oficina é ministrada pelo Assessor de Cultura para Gêneros e Etnias Cássio Rodrigo, com o foco nas linhas de fomento da Cultura Paulista, onde apresenta as formas de acesso ao ProAC ICMS (renúncia fiscal) e ao ProAC Editais (repasse direto) que apoia projetos de criação nas mais diversas linguagens artísticas.

A oficina acontece no formato de uma roda de conversa onde, por meio de acesso ao site da Secretaria de Estado da Cultura, os presentes tiram suas dúvidas e esclarecimentos sobre a formatação e envio de projetos.

O objetivo é que se estimule a prática e a redação de projetos culturais, se possível, com os recortes de gênero e etnias, fortalecendo identidades (negra, indígena, cigana, quilombola e LGBT) e difundindo a cultura como forma de quebra de paradigmas.

No primeiro dia, foi realizada a apresentação sobre o Programa ProAC, seguida pela análise das duas modalidades. Nesta quinta-feira, divididos em grupos, os alunos terão a tarefa de desenvolver uma proposta para uma das modalidades. Durante a etapa, acontecerá um debate entre os participantes estimulando a troca de experiências.

Para a Vereadora Edna Martins, a “Oficina de Projetos Culturais” vai proporcionar aos participantes aprender sobre a linhas de fomento do Governo do Estado para a cultura. “Muita gente cobrou da Câmara Municipal para que fizéssemos este curso de como conseguir recursos para a cultura e ficamos felizes em atender este pedido, finaliza Edna Martins.

 

Cássio Rodrigo

Jornalista, formado pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), funcionário público da Prefeitura de São Paulo há 24 anos.

Atuou na Assessoria de Imprensa do Gabinete do Prefeito, Assessoria Técnica-Legislativa, e foi Coordenador Geral da Diversidade Sexual, da Prefeitura de São Paulo entre os anos de 2005 e 2009.

Nesse período participou da capacitação/sensibilização dos Guardas Civis Metropolitanos para a questão dos direitos e cidadania da população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros na Cidade de São Paulo.

Palestrou, em 2006, da I Conferência Internacional de Direitos Humanos para GLBT, em Montreal sobre os temas de segurança pública e direitos dos homossexuais e os movimentos de Paradas do Orgulho como ação política e social. Nas Conferências LGBT do Estado de Goiás e do Estado do Rio de Janeiro, em 2008.

Militante desde 1995, pela causa dos LGBT, esteve no Caheusp – Centro Acadêmico de Estudos Homoeróticos da Universidade de São Paulo. Participou, pela entidade, da organização do EBGLT – 1997 (Encontro Brasileiro de Gays, Lésbicas e Transgêneros), quando São Paulo foi sede do evento.

A partir de fevereiro de 2009, assumiu o cargo de Diretor Adjunto do Departamento de Humanidades da Prefeitura de Santo André, trabalhando com a construção das políticas públicas para os segmentos sociais vulneráveis, como mulheres, idosos, juventude, pessoas com deficiência, população negra, cigana e indígena e comunidade LGBT. Em maio de 2010 assumiu o cargo de Diretor de Humanidades da Prefeitura de Santo André até 31 de janeiro de 2011.

Atualmente está na Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, como Assessor de Cultura para Gêneros e Etnias, onde atua na construção das políticas culturais para mulheres, negros, indígenas, ciganos, LGBT, pessoas com deficiência, povos latino americanos, dentre outros segmentos identitários culturais.




Publicado em: 14/10/2015 21:26:57