Vereadora participa de Conferência que discutiu políticas públicas para as mulheres

Visualize fotos

A vereadora Edna Martins (PSDB) participou nos dias 11 e 12 de setembro, da 4ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres apresentando os eixos temáticos as participantes. O tema desta edição foi “Mais direitos, participação e poder para as mulheres”.

A vereadora Edna Martins ressaltou o papel que as conferências têm representado para a conquista e ampliação dos direitos das mulheres no país. "As conferências têm se apresentado como o principal instrumento participativo para a conquista de políticas públicas para as mulheres em nosso país".

A conferência foi organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher em parceria com a Coordenadoria de Políticas para as Mulheres. Vale lembrar que a conferência é o fórum máximo de deliberação de políticas públicas e tem por objetivo analisar a situação atual e estabelecer diretrizes.

Durante a Conferência Municipal foram realizados debates junto aos diferentes grupos de interesse para a construção de pactuações no estabelecimento de prioridades em âmbito local, já que Conferências Municipais devem, prioritariamente, abordar assuntos do município.

De acordo com o Regimento Interno da 4ª Conferência Municipal de Política para as Mulheres - CMPM, a Comissão Organizadora terá 15 dias para apresentar o documento final contendo as propostas discutidas, apresentadas e aprovada na Plenária final da 4ª CMPM.

Neste ano foram 4 eixos temáticos:

I. Contribuição dos Conselhos dos Direitos da Mulher e dos movimentos feministas e de mulheres para a efetivação da igualdade de direitos e oportunidades para as mulheres em sua diversidade e especificidades (3 avanços e 3 desafios);

II. Estruturas institucionais e políticas públicas desenvolvidas para mulheres no âmbito municipal, estadual e federal: (3 avanços e 3 desafios);

III. Sistema político com participação das mulheres e igualdade: (3 recomendações);

IV. Sistema Nacional de Política para as Mulheres: (3 subsídios e 3 recomendações).

Neste documento que a Comissão irá apresentar, estarão contidos as recomendações, avanços, desafios e subsídios de cada eixo.

Além disso, foram aprovadas duas moções, 16 delegadas, sendo oito titulares e oito suplentes:

São cindo delegadas titulares representantes da Sociedade Civil, Amanda Vizoná, Claudete Camargo Pereira Basaglia, Maria Regina Chediek, Fátima Aparecida da Silva e Rita de Cassia Correa Ferreira.

As cinco delegadas suplentes representantes da Sociedade Civil, Amine Nassif Magalhães Ferrretti, Ana Patrícia Ferreira da Silva, Suselaine Pedroni Rosa, Aislaine Araújo de Souza e Dora Isabel Paiva da Costa.

Três delegadas titulares do Poder Público, Edna Martins, Alessandra Laurindo e Flávia de Jesus Andrade.

As três delegadas suplentes do Poder Público, Geani Trevisóli, Maria do Socorro Beltrão Rodrigues e Célia Regina Gonçalves De Souza

A abertura do evento contou com a participação da presidente do Conselho Estadual da Condição Feminina do Estado de São Paulo, Rosmary Corrêa, que foi responsável pela implantação da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) em São Paulo, sendo sua primeira delegada e a participação da Vereadora Edna Martins (PSDB). A Conferência aconteceu no Centro Internacional de Convenção “Dr. Nelson Barbieri”.




Publicado em: 14/09/2015 19:03:20