EL encerra primeira etapa do Parlamento Jovem 2015 – Ensino Médio

Capacitar educadores e ofertar uma formação política para estudantes das redes municipal, estadual e particular. Com essa proposta, o Projeto Parlamento Jovem - Edição Ensino Médio da Câmara Municipal de Araraquara, intermediado pela Escola do Legislativo (EL), presidida pela vereadora Edna Martins finalizou no mês de agosto o Curso de Formação Política às escolas que aderiram ao projeto.

O ensinamento sobre o Legislativo é realizado através da parceria com o Laboratório de Política da Unesp de Araraquara. O objetivo desta etapa foi orientar os alunos em sala de aula, preparando-os para as oficinas onde irão elaborar as proposituras.

No total de 18 escolas participantes, o projeto envolveu 1755 alunos, 385 da rede particular e 1370 da pública.

Somando 15 escolas estaduais que são: Angelina Lia Rolfsen, Bento de Abreu, Dorival Alves, João Batista de Oliveira, Léa de Freitas Monteiro, Leticia de Godoy Carvalho Lopes, Prof.º Sergio Pedro Esperanza, Prof.ª Maria Isabel Orso, Prof.º Antonio dos Santos, Prof.º Augusto da Silva César, Prof.º João Pires de Camargo, Prof.º Lysanias Campos, Prof.º Victor Lacorte, Ergilia Micelli e Etec Prof.ª Anna de Oliveira Ferraz.

Três escolas particulares somam o projeto neste ano: Centro Educacional Sesi-339, Colégio COC e Colégio Objetivo.

A próxima etapa que é Oficina de Processo Legislativo está acontecendo desde terça-feira (1), dentro das unidades educacionais e posteriormente haverá uma seleção interna na própria escola para escolher as proposituras a serem enviadas à Câmara. No Legislativo, uma comissão escolherá 18 proposituras podendo ser projeto de lei, requerimento ou indicação. Cada propositura terá dois alunos, ou seja, um titular e um suplente.

Cada vereador da Câmara adotará uma dupla e ajudará a defender sua propositura na apresentação da sessão oficial em novembro, mas antes disso, os estudantes selecionados passarão por uma pré-vivência na Câmara, para atender o funcionamento de uma sessão e o cotidiano das atividades dentro da Casa de Leis.

A Presidente da Escola do Legislativo, a Vereadora Edna Martins destacou a importância do Parlamento Jovem, das parcerias firmadas e o apoio da Secretaria Municipal de Educação, da Diretoria Regional de Ensino e das escolas particulares: “o Projeto Parlamento Jovem é uma lição de cidadania, colabora para formação de jovens mais conscientes de seus deveres e direitos, capazes, inclusive, de entender o trabalho do Poder Legislativo nas esferas municipal, estadual e federal”.

Escola do Legislativo

Publicado em: 01/09/2015 18:46:07