No dia do aniversário de 198 anos da cidade a grande festa popular da cidade ficou por conta da Sociedade Amigos de Bairro (Sabita), que realizou a 1ª Queima do Alho no terreno da entidade no Cecap, localizado na Avenida Engenheiro Domingos Ferrari Júnior.
Em ambiente completamente preparado e decorado pela comunidade e apoiadores, em barraca rústica de bambu, belamente enfeitada com arranjos florais, plantas e carroças, para abrir o apetite foi servido um torresminho sequíssimo, e em seguida, após o toque do berrante, os cerca de 300 visitantes saborearam o almoço com arroz carreteiro, feijão gordo, paçoca de carne seca, batatas assadas e muito churrasco. E ainda puderam se deliciar com doces típicos de abóbora. Além de comida típica e de qualidade, a Queima do Alho do Cecap contou com muita animação, pois a festa teve como atração musical a dupla Tião do Ouro e Zé Carvalho, que com repertório de sertanejo raiz, levantou o público, que cantou com os artistas os maiores clássicos da viola. Houve também contação de “causos”, como forma de resgatar e valorizar a cultura caipira. O nome Queima do Alho designa as comidas tradicionais das comitivas de peões de boiadeiro, uma espécie de ritual praticado para valorizar o gesto de alimentar-se.
E o ponto alto da 1ª Queima do Alho do Cecap foi a chegada de uma tropa de cavaleiros, da Comitiva do Bolinha. A comitiva formada por homens, mulheres e crianças entrou no recinto e cumprimentou os presentes. Celulares em punho e todos registraram o momento, quando os belos cavalos desfilaram para abrilhantar a festa.
O vereador Edio Lopes (PT), um dos organizadores e idealizadores, agradeceu a todos que de uma forma ou de outra contribuíram para o sucesso da festa, pois “muita gente trabalhou durante meses para que esse evento pudesse ser realizado. Pessoas abnegadas, e voluntárias emprestaram o seu tempo e sua força para que o nosso sonho individual se transformasse em um projeto coletivo e se concretizasse”, disse, vestindo um avental e servindo o público. O evento visou, além da valorização e resgate da cultura popular, angariar fundos para a construção do Centro Comunitário Sabita. O sonho de ter uma comunidade transformada, onde todos possam contar com atividades de inclusão social, é um sonho antigo dos moradores da região do Cecap em Araraquara. A Sabita quer ampliar cada vez mais a oferta de cursos, atividades comunitárias, de cunho social e inclusivo, pois acredita que o cidadão que tem acesso à educação, cultura, artes e esportes volta-se, cada vez mais, e de forma mais qualificada, para atividades sadias, abrindo seus horizontes e resgatando sua cidadania. Porém, para desenvolver esse projeto, é preciso alcançar a meta de construir o Espaço Comunitário. Como para ter resultados é preciso colocar a mão na massa, é exatamente isso o que a diretoria da Sabita vem fazendo.
Publicado em: 25/08/2015 20:22:25