A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Araraquara encerrou na última quinta-feira a programação da III Semana Rodolpho Telarolli.
Na presença do presidente da Câmara Municipal Araraquara, Elias Chediek e da presidente da Escola do Legislativo, Edna Martins, os palestrantes José Maria Viana de Souza e Fábio Bragança abordaram temas como as histórias do Executivo e Legislativo municipal e a conservação e análise documental do legislativo enquanto instrumento para o resgate da memória.
Na segunda palestra do dia, sob o tema “Memória e História Institucional: olhares sobre a saúde e a educação”, os participantes puderam conhecer um pouco mais da história de Araraquara. A socióloga Teresa Cristina Telerolli, filha de Rodolpho, trouxe a evolução histórica do município através de estudos relacionados à saúde, ou seja, questões como as epidemias registradas desde a fundação da cidade e a Dra. Vera Teresa Valdemarin apresentou seu mais novo trabalho em parceria com Rosa Fátima de Souza e Maria Cristina de Senzi Zancul, o livro publicado pela editora Unesp. O ginásio da morada do sol – História e memória da Escola Estadual Bento de Abreu de Araraquara.
Para a presidente da Escola do Legislativo, vereadora Edna Martins, esta semana proporcionou aos participantes um momento especial de busca histórica. “Tiramos do evento a certeza que muito ainda tem que ser contato. Conhecemos uma pessoa que está contando a história de Araraquara através de quadrinhos e também outra que deixou o Rio de Janeiro ao conhecer a história do araraquarense Frederico de Marco que realizou as primeiras experiências de chuva artificial no mundo em 1940 e hoje quer descrever a sua história. Gratificante demais”.
Publicado em: 14/08/2015 17:53:55