Vereador sugere que Câmara contrate jovens com deficiência intelectual ou Síndrome de Down

Visualize fotos

Com a proposta de incluir jovens com deficiência intelectual ou com Síndrome de Down no mercado de trabalho, seja como primeiro emprego ou estágio, a Câmara Municipal de Araraquara pode passar a fazer esse tipo de contratação por meio de uma parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). Essa é a proposta apresentada pelo vereador Dr. Lapena (PSDB), que encaminhou o projeto para análise da Mesa Diretora.

“Estamos tentando viabilizar a inclusão desses jovens. A Apae tem alunos com capacidade de exercer várias funções e a Câmara pode ser pioneira nesse projeto já adotado com sucesso”, diz o parlamentar. A iniciativa daria sequência a uma ação inovadora implantada na Câmara Municipal de Sorocaba. Lá, os jovens cumprem jornadas diárias de quatro horas, com um contrato temporário de seis meses, podendo chegar a dez.

O estágio é no período oposto das aulas dando continuidade ao trabalho desenvolvido dentro da Associação. Para Lapena, a Apae de Araraquara teria o compromisso na preparação, acompanhamento e suporte para os jovens. Em Sorocaba, por exemplo, o processo de seleção dos estagiários teve como base as Diretrizes para a Educação Especial para o Trabalho, da Secretaria Estadual de Educação. “Acredito que também podemos adotar o projeto”, diz Lapena esperando que a prática saia do papel o mais rápido possível.




Publicado em: 12/08/2015 16:19:07