Araraquara terá caminhada para conscientizar sobre diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil

Visualize fotos

Araraquara irá aderir neste ano, no dia 22 de novembro, uma campanha solidária juntamente com mais de 300 municípios brasileiros: a Campanha da Caminhada Passos que Salvam. Trata-se de um movimento criado com o objetivo despertar e conscientizar toda a população sobre a os primeiros sinais e sintomas do diagnóstico precoce do câncer em crianças e adolescentes. O lançamento foi nesta segunda-feira (3), no Plenário da Câmara Municipal com uma palestra do Hospital do Câncer de Barretos, que atende gratuitamente pacientes de todo o Brasil.

Para participar basta adquirir um “kit caminhada”. Neste ano, o material personalizado virá com camiseta, boné, cadarço e uma garrafinha. O dinheiro será revertido para o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil. O itinerário ainda será definido pela organização, segundo o coordenador do Hospital na cidade, Reginaldo Michachi. Somente em 2014 foram atendidos 179 pacientes de Araraquara em diferentes faixas etárias no Hospital do Câncer de Barretos com um total de 2.013 atendimentos humanizados e individualizados.

A importância do tema foi revelada pela coordenadora de campanha do Hospital do Câncer de Barretos, Naima Khatib, durante a palestra na Câmara. No encontro que contou com o presidente da Casa, vereador Elias Chediek (PMDB), o também parlamentar Jair Martineli (PMDB), além de Regina Chediek, representando o Fundo Social de Solidariedade, e os secretários de Governo, Aluisio Braz, o Boi, representando a Prefeitura e, da saúde, Carlos Fernando, a coordenadora mostrou um vídeo sobre o trabalho desenvolvido no hospital.

De acordo com Naima, muitas crianças e adolescentes chegam ao centro especializado de tratamento em estágio avançado da doença. Algumas vezes o diagnóstico é feito tardiamente porque a apresentação clínica e as características de determinados tipos de tumores podem não diferenciar muito de doenças comuns na infância. E quando o diagnóstico é feito precocemente, as chances de cura são maiores: de zero a 60% em países menos favorecidos como o Brasil e até 90% em centros especializados internacionais como nos Estados Unidos.

“É um número muito elevado de crianças que perdemos para doença. Por isso, a conscientização é importante e neste ano mais 300 cidades participarão dessa caminhada em novembro podendo superar o número de 200 mil pessoas do ano passado”, diz a coordenadora de campanha lembrando que quando uma criança tem câncer, toda a família adoece. “Com o avanço da divulgação posso afirmar que as crianças estão chegando mais cedo. E muitas vezes sem o diagnóstico fechado, mas o importante é começar o tratamento.”

Os primeiros sintomas de câncer infantil podem vir com dores na cabeça pela manhã e vômito, além de caroço do pescoço, axilas e virilha, dores nas pernas, manchas arroxeadas na pele, aumento do tamanho da barriga, entre outras coisas. E as neoplasias mais comuns na infância são a leucemia que varia de 25% a 35% dos casos e tumores do sistema nervoso central que corresponde a 20% dos registros de cânceres infantis.




Publicado em: 04/08/2015 17:22:50