Na tarde de segunda-feira (27), o presidente da Câmara Municipal, vereador Elias Chediek (PMDB), se reuniu com o deputado estadual Roberto Massafera (PSDB) e com o vice-prefeito e coordenador de Mobilidade Urbana de Araraquara, Coca Ferraz.
O motivo do encontro, solicitado por Chediek, foi apresentar números de acidentes fornecidos pela Polícia Militar Rodoviária no dispositivo viário onde as Rodovias SP 255 e SP 310 se encontram, conhecido como “Trevo da Cruz”, por ficar próximo à Empresa Cruz de Transporte. De acordo com os dados, acontecem dois acidentes por semana no local.
O vereador disse que quer promover um encontro entre responsáveis pelas concessionárias envolvidas e o Departamento de Estradas e Rodagem (DER), no sentido de buscar soluções e minimizar as ocorrências de acidentes. “É um dos locais mais perigosos do Estado para o tráfego e vamos nos empenhar para melhorar o fluxo e a entrada de veículos naquela região”, disse.
Massafera elogiou a iniciativa de Chediek e disse que, após a reunião pretendida pelo Vereador, vai levar ao Governador as propostas apresentadas e pedir que seja feito um projeto para melhorias no local. “Toda obra começa com um projeto e neste caso gostaríamos que fosse algo definitivo, pois Araraquara está em um ponto estratégico do Estado”, disse.
Veículo Leve sobre Trilhos
Ainda na reunião, Chediek apresentou o estudo que desenvolve para implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na linha férrea prestes a ser desativada e que corta a região central de Araraquara.
Massafera e Coca Ferraz puderam conhecer as ideias e princípios da implantação do modal, que visa aperfeiçoar o transporte coletivo e desafogar o trânsito nas ruas centrais da cidade, a exemplo do que foi feito em inúmeras cidades da Europa e EUA. “Já temos a linha e o Executivo está negociando a área com o Governo Federal, sem contar que em pouco tempo teremos também a fábrica de VLT’s instalada na cidade. Não podemos perder a oportunidade”, disse.
Massafera corroborou os dados do estudo e se colocou à disposição para levar as demandas relativas ao estudo para outras esferas. “É um plano a ser realizado talvez em médio e longo prazo, mas que certamente seria muito bom para Araraquara”, declarou.
Assessoria de gabinete do vereador Elias Chediek (PMDB)
Publicado em: 28/07/2015 11:59:16