Apaixonada por Tamoio, Mara Aquino expõe fotos na Câmara Municipal

Ela é professora formada em Letras pela Unesp de Araraquara; exposição vai até dia 7 de agosto
Visualize fotos

A exposição “Usina Tamoio: da fundação à preservação” teve início na tarde de quinta-feira (23), no saguão da Câmara Municipal de Araraquara, organizado pela professora Mara Aquino Lourenço, uma apaixonada pelo local. Essa paixão, compartilhada também pelo vereador Donizete Simioni (PT), fez com que surgisse a ideia de mostrar à população, a parte histórica da usina e a ligação que os ex-moradores ainda possuem pelo local. “Sempre que a gente fala em Tamoio, fala com saudosismo, alegria e, às vezes, com tristeza por ter acabado, mas o que pudermos fazer para preservar o que ainda existe lá, vamos fazer”, disse Simioni.

Para a vice-presidente e vereadora Edna Martins, “ouvindo as pessoas que moraram em Tamoio falarem de lá, a gente percebe que se trata de uma comunidade unida, que construiu uma cultura importantíssima e muito rica”.

Presente também à abertura da exposição, o vereador e presidente Elias Chediek (PMDB) falou da alegria em abrir o espaço da Câmara para esses momentos culturais. “Além de suas atribuições legislativas a Câmara Municipal de Araraquara se sente honrada em poder trazer também cultura à população”.

A paixão que nasceu em Mara fez com que muitas vezes ela fosse sozinha fotografar lugares onde buscou os contrastes entre o belo, o feio, o rude e o delicado, conseguindo resultados que podem ser vistos pelo público em geral. “Essa exposição, eu curti pra valer fazê-la, porque mostra minha visão de lugares onde passei minha adolescência”.

Estiveram presentes também os vereadores Edio Lopes (PT), William Affonso (PDT), o ex-vereador Fernando César Galo e o historiador Rogério Tampelini, além de alguns ex-moradores.

 

Confira o vídeo aqui.




Publicado em: 24/07/2015 19:51:57