Na manhã de quarta-feira (22), o presidente da Câmara Municipal, vereador Elias Chediek (PMDB), doou materiais históricos que possuía para o Museu Ferroviário “Francisco Aureliano de Araújo”, localizado na antiga estação de trens.
Trata-se de revistas, fotografias, relatórios e demais documentos antigos da Ferrovia Paulista S.A. (Fepasa), empresa em que o parlamentar trabalhou como engenheiro ferroviário até se aposentar. Encaminhou também material fornecido pelo ex-ferroviário Arnaldo Barreto. De acordo com a gerente de museus de Araraquara, Virgínia de Gobbi, o material será avaliado e deverá compor o acervo do Museu Ferroviário o mais breve possível. “É importante recebermos doações de materiais que muitas vezes está esquecido nas casas, mas seriam importantes no Museu.” Chediek disse que é possível fazer uma viagem no tempo quando se conhece esse material. “Eu me lembro de quando esses relatórios sobre cargas, por exemplo, eram feitos mensalmente e impressos para arquivar. Agora as novas gerações poderão conhecer uma parte dessa história”, disse.
Museu de Arqueologia
Virgínia aproveitou a visita do parlamentar e o levou para conhecer os projetos que vem desenvolvendo no Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara (Mapa). Na ocasião, Chediek conheceu um espaço onde serão colocadas réplicas em tamanho real de dinossauros, pedras com pegadas de animais pré-históricos e criação de cenário que imita a época. “É realmente fascinante pode conhecer como as pessoas viviam e como era o mundo em eras remotas. Visitar museus é algo que todo cidadão deveria fazer”, concluiu.
Assessoria de gabinete do vereador Elias Chediek (PMDB)
Publicado em: 22/07/2015 16:04:06