Vereadora articula Conferência da Juventude com Secretaria de Direitos Humanos

Visualize fotos

A vereadora Gabriela Palombo (PT) se reuniu nessa semana com a titular da pasta da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, Marimar Guidorzi, para articular a organização da Conferência Municipal da Juventude 2015. No encontro, que contou ainda com a presença da gestora de projetos Renata Lucachini, a parlamentar também falou sobre a importância do Conselho Municipal da Juventude, que atualmente está desativado.

A questão da juventude é uma das prioridades do mandato da vereadora Gabriela Palombo. Uma vez que o prazo para que os municípios convoquem a etapa municipal estava no limite, ficou definido que será formada uma comissão organizadora local composta por representantes do poder público e organizações da sociedade civil para organizar todo processo da Conferência. Segundo a parlamentar, é importante esse apoio da prefeitura e o esforço de compor a comissão organizadora com certa agilidade. “Dessa forma garantimos que as propostas discutidas aqui repercutam nas discussões estadual e nacional, já que ainda é possível garantir a eleição de jovens para representar a cidade nas demais etapas da Conferência”, defendeu Gabriela. Gabriela destaca que os debates serão sobre o que os jovens desejam e propõem fazer para mudar o Brasil, nas mais diversas frentes de atuação. Para facilitar a discussão existem 11 eixos temáticos, relacionados ao estatuto da juventude: Cidadania, Educação, Trabalho, Diversidade e Igualdade, Saúde, Cultura, Direito à Comunicação, Esporte e Lazer, Meio Ambiente, Direito à Cidade e Mobilidade, Segurança e Paz. A parlamentar enfatiza que a Conferência da Juventude é um espaço para discutir, analisar, reivindicar e propor ações para os poderes públicos, mas também para pactuar instrumentos de monitoramento e ação entre as redes de organizações, com foco no controle social das políticas públicas de juventude. O tema da 3ª Conferência Nacional da Juventude tem como lema 'As várias formas de mudar o Brasil' e o que queremos saber é 'Como você muda o Brasil? A sua cidade? O seu bairro?' Há duas novidades nesta edição de 2015 que ampliam o alcance e qualificam a participação: Etapa Digital: esta nova etapa permite o debate de propostas e a eleição de delegados/as para além do alcance das etapas presenciais, por meio de uma plataforma digital (www.juventude.gov.br/conferencia/).

Manifesta: através de uma Chamada Pública nacional serão selecionadas atividades protagonizadas pelos jovens, dentre apresentações, vivências e exposições artísticas, científicas e culturais, que irão compor a programação da Etapa Nacional da Conferência. Nas etapas estaduais, na etapa digital e em uma etapa especial com as juventudes de povos e comunidades tradicionais serão eleitos 2.000 delegados e delegadas à etapa nacional, que acontecerá em Brasília, no mês de dezembro.




Publicado em: 03/07/2015 20:28:19