Um novo Complexo Viário na região do Jardim Paraíso foi entregue pela Prefeitura, na manhã de quinta-feira (2). São três rotatórias, uma área com ciclovia e outra para caminhada, além de uma área verde em um amplo canteiro central entre as duas mãos de direção da via José Palamone Lepre. Este complexo compreende o acesso aos bairros da região oeste da cidade - Paraíso, Igaçaba, Águas do Paiol, Dahma e outros bairros da região.
Participaram da solenidade os vereadores Elias Chediek, Jair Martineli, Jeferson Yashuda, William Affonso, Adilson Vital, além dos vereadores licenciados para exercer a função de Secretários Municipais, Aluisio Braz – Boi e José Carlos Porsani. Também participaram, o deputado estadual, Roberto Massafera; o vice-prefeito, Coca Ferraz, e gerente regional do CDHU, Benedito dos Santos.
Cada dispositivo viário recebeu uma denominação. Foram homenageados Pedro Rozato, que trabalhou 30 anos na Companhia Estrada de Ferro Araraquara (EFA) e na Fepasa, e depois de aposentado, ainda trabalhou outros quase 30 anos na Prefeitura de Araraquara, no equivalente à época das secretarias de Obras e Desenvolvimento Urbano, que eram uma coisa só. Participou, entre outros, dos projetos da Via Expressa, do Contorno Ferroviário e outros. Seu filho, Tatalo, foi goleiro do Benfica, equipe do futebol amador da cidade, e jogou ao lado de Coca Ferraz. O Benfica era presidido na época, por outro dos homenageados, Professor Dr. Alberto Nicodemo Senapeschi, um Físico-Químico, que ministrou aulas e foi diretor da Pós-graduação na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
Outro que teve seu nome atribuído a um dos dispositivos viários do complexo foi o Professor Reginaldo Galli, ex-diretor do EEBA e idealizador da Seresta a Caminho do Sol. Na época da seresta ela elaborava livros com as letras das músicas de serestas e músicas tradicionais de carnaval. Defendeu ainda a cidade de Araraquara na modalidade de xadrez nos jogos regionais.
O nome do Doutor Francisco Malta Cardoso teve o seu nome atribuído a outro dos dispositivos viários do local. Malta foi um dos fundadores da Canasol - Associação dos Fornecedores de Cana de Araraquara, no ano de 1952 e participou da inauguração da primeira ala do Hospital da Canasol.
Elias Chediek afirmou que a implantação do dispositivo viário e das mudanças que ocorrem no bairro tem impacto na qualidade de vida dos moradores da região. “Melhora a autoestima dos moradores, e melhorando a autoestima melhora a condições de vida, motiva as pessoas a empreenderem, melhora os bairros no entorno”, afirmou o Vereador.
O prefeito Marcelo Barbieri lembrou as transformações que ocorreram na região. “Os bairros do entorno foram todos interligados, reformamos e ampliamos Posto de Saúde, Cras, Escola, Creche; reformamos a Capela dos Britos. Essas mudanças melhoraram a qualidade vida na região, motivaram o crescimento do comércio e diminuíram os problemas sociais”, afirmou.
Publicado em: 02/07/2015 21:08:32