O secretário municipal de Segurança Pública, Nino Mengatti, apresentou ao presidente da Câmara Municipal, vereador Elias Chediek (PMDB), os monitores e o servidor que serão usados pra implantação do Centro Integrado de Alerta de Desastres Naturais (Ciadem) em Araraquara.
Estavam presentes o coordenador da Guarda Civil Municipal, Marcos Roberto da Silva; o coordenador da Defesa Civil, Edson Alberto da Silva; além de operadores das câmeras de monitoramento de Araraquara.
De acordo com Mengatti, foi feito um investimento de cerca de R$ 35 mil para adequação física do espaço e compra dos equipamentos. Agora será instalado o sistema Terra MA2, desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), local onde três agentes municipais receberão o treinamento inicial para atuar como multiplicadores em Araraquara.
O Ciadem tem a capacidade de prever, com até seis horas de antecedência, a ocorrência de eventos naturais que podem causar desastres, como enchentes, queimadas e incidência de raios, de forma a permitir que a Defesa Civil possa tomar atitudes antecipadas e evitar danos, inclusive mortes.
Ainda segundo Mengatti, o Ciadem é uma conquista para a cidade, e os méritos são do Vereador Chediek, que começou a discutir o tema em 2009 e desde então lutou politicamente para que se consolidasse o projeto. “Chediek insistiu sobre a importância do Ciadem para Araraquara e região, de forma a nos convencer a buscar o investimento. Agora toda a região ganha”, disse.
Chediek lembra que “tudo começou com o Edson da Defesa Civil me convidando para visitar o Ciadem de Cabrália Paulista, em 2011. Agora estamos colhendo os frutos de um trabalho longo, mas gratificante. Saber que a população de Araraquara e região irão receber informações antecipadas e poder se precaver contra desastres naturais é recompensador”, disse.
Assessoria de gabinete do vereador Elias Chediek (PMDB)
Publicado em: 18/06/2015 11:08:13