Cidade Jardim precisa de pavimentação

Visualize fotos

O vereador Jair Martineli mobilizou três Secretários municipais para uma conversa com um grupo de moradores do bairro Cidade Jardim, na região noroeste da cidade. Aluisio Braz – Boi (Governo), Valter Rozato (Obras e Serviços Públicos) e José Antonio Delle Piagge (Meio Ambiente), participaram da reunião, ocorrida nas ruas do bairro, onde os moradores mostraram várias necessidades da intervenção da Prefeitura na região. Localizado entre o Jardim Maria Luiza, Jardim Botânico e Condomínio Manoela, o bairro Cidade Jardim não é pavimentado. Suas duas avenidas e cinco ruas também não tem galeria de águas pluviais. A erosão abre grandes valetas e o mato avança no caminho dos moradores. Aluisio Braz – Boi assegurou aos moradores que a Prefeitura já solicitou recursos aos governos estadual e federal, para a pavimentação das ruas.

 

Dinheiro para pavimentação

Na sexta-feira (12), durante visita do Ministro das Cidades, Gilberto Kassab, que esteve na Prefeitura de Araraquara para conversar com Prefeitos das cidades da região, novamente o pedido de recursos para a implantação de galerias e pavimentação do Cidade Jardim, foi entregue ao Ministério. Foram solicitados R$ 2,6 milhões, o que daria, segundo Valter Rozato, para o serviço em mais da metade do bairro, já que a área restante ficaria para outra etapa, depois que problemas com erosão forem resolvidos. Acontece que um grande volume de água desce do Jardim Maria Luiza e do Condomínio Cidade Jardim, mais acima, já que os dois bairros surgiram no passado sem galerias de águas pluviais. Todo serviço de reparo realizado nas ruas do bairro Cidade Jardim é destruído logo na primeira chuva. Apesar da semelhança dos nomes, os dois bairros tem realidades bem diferentes.

 

Ponto de ônibus

Outra reivindicação dos moradores é quanto ao ponto de ônibus, localizado em área de total escuridão e tomado pelo mato. Além disso, não há calçadas para acesso ao bairro. O vereador Martineli encaminhará está reivindicação à CTA. Já o secretário do Meio Ambiente anunciou aos moradores que um dos lados da Avenida Orlando Schitini receberá arborização. O serviço será realizado nos próximos dias. Na outra margem o serviço só poderá ser feito depois de completada a duplicação da Avenida, no trecho restante de 490 metros, sempre acompanhando a linha de alta tensão de energia elétrica. Há uma área verde reservada para essa arborização.

 

Na contramão

Enquanto ocorria a reunião, observou-se que veículos vindos da região do Jardim Maria Luiza entram pela contramão da via para acessar um posto de combustíveis, na confluência com a Via José Barbieri Neto, mesmo sendo possível fazer esse acesso por uma rotatória mais adiante. Na verdade os condutores parecem querer evitar cruzar duas vezes a movimentada via. Jair Martineli mostrará o problema ao coordenador de Mobilidade Urbana, Coca Ferraz, para que estude a possibilidade de abrir um acesso ao posto pelo canteiro central.

 

Mais erosão

Outro problema enfrentado pelos moradores é com a água das chuvas que saem do Condomínio Manoela, localizado no lado oeste do bairro. Mesmo que a água siga por uma canaleta de terra, ao final do condomínio ela acaba seguindo para as ruas do Cidade Jardim. Reparos seguidos ocorrem neste trecho. Segundo o Secretário de Obras, este problema também se resolve definitivamente com a implantação da galeria de águas pluviais.   Jair Martineli mostrou-se satisfeito com o encaminhamento dado pelos Secretários e com percepção dos moradores de que há trabalhos em várias frentes para resolver todas as questões apresentadas. “O Cidade Jardim deve ser o último bairro da cidade a precisar de pavimentação em toda a sua extensão. Com a liberação do dinheiro, o serviço será realizado”, disse Martineli.




Publicado em: 15/06/2015 21:29:08