A vereadora Edna Martins (PV), vice-presidente da Câmara Municipal de Araraquara, entregou o Projeto de Desassoreamento da Represa de Captação do Ribeirão das Cruzes, ao ministro das Cidades, Gilberto Kassab, que esteve em Araraquara na manhã de sexta-feira (12) para receber demandas e projetos dos prefeitos das cidades da região. O encontro ocorreu na Prefeitura de Araraquara e foi acompanhado pelo prefeito Marcelo Barbieri e o vereador Elias Chediek (PMDB), presidente da Câmara, que entregou ao ministro o projeto do Veículo Leve sobre os Trilhos (VLT), em Araraquara.
Edna explicou a Kassab que a Represa de Captação é um dos mananciais de abastecimento de água de Araraquara. Possui uma área de espelho d’água de 33.000,00 m² e é responsável pelo fornecimento de cerca de 30% da produção total de água tratada no município. Porém, o represamento do córrego acarreta um acúmulo de sedimentos no reservatório. “Com o passar dos anos, o volume armazenado de água foi drasticamente reduzido, em função da deposição de sedimentos. Consequentemente, o abastecimento de água fica comprometido”, disse Edna, demonstrando ao ministro que para executar todos os serviços é preciso o investimento de R$ 8.671.130,70.
Recuperar a represa
Caso o desassoreamento não ocorra em tempo muito breve, a captação de água nesta represa será inviável em pouco tempo. A situação é visível até para o mais leigo dos observadores. É possível caminhar sobre a terra acumulada, onde também cresce uma grande vegetação e até árvores, algumas já com mais de cinco metros de altura. Resta apenas uma pequena área na qual é possível se fazer a captação da água.
Edna entregou o projeto, acompanhada do superintendente do Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae), Guilherme Ferreira Soares. Kassab disse à Edna que a orientação do Governo Federal é promover a preservação do Meio Ambiente e apoiar iniciativas que permitam as cidades se desenvolverem de maneira sustentável. “Este pedido da Vereadora tem um significado muito grande para a cidade de Araraquara. Vou encaminhá-lo para avaliação”, disse o ministro.
Publicado em: 15/06/2015 12:53:11
Publicado por: CÂMARA MUNICIPAL DE ARARAQUARA