A convite de um grupo de assentados, o vereador Edio Lopes (PT) participou de reunião no Assentamento Monte Alegre para discutir a questão dos equipamentos agrícolas e foi informado que dois tratores estão parados há mais de um ano por falta de apoio da Prefeitura de Araraquara. São dois tratores, um John Deere 64615, conquistado por meio do Orçamento Participativo, e um Valtra BM 125i, conseguido no governo federal por meio de emenda parlamentar do deputado federal Arlindo Chinaglia (PT), a pedido Lopes. “São investimentos do município e do governo federal e estão paradas num galpão sem poderem ser usadas pelos pequenos produtores e assentados há mais de um ano”, disse o vereador na sessão da Câmara na terça-feira (2).
Os assentados disseram que já apresentaram proposta de parceria para a Prefeitura, na qual a associação do assentamento assumiria a mão de obra do operador das máquinas e a Prefeitura assumiria os gastos com óleo diesel e manutenção do equipamento. “Essa proposta chegou a ser aceita, mas depois o jurídico da Prefeitura disse que não podia e as máquinas continuam paradas. Se essa proposta for aceita, as máquinas iriam funcionar direitinho aqui no assentamento”, disse o assentado João Paulino da Costa Filho, o “Pinguim”.
Os assentados dizem que sem esta parceria o custo da hora de uso da máquina fica inviável. Édio também ouviu queixas dos assentados sobre as más condições das estradas dentro do assentamento. “Os assentados e pequenos produtores precisam das máquinas para preparar a terra para o plantio e para produzir alimentos. Vamos buscar uma solução junto à secretaria municipal de Agricultura e junto à Prefeitura para que as máquinas possam ser usadas e ajudar os agricultores familiares e assentados a produzirem alimentos no Assentamento Monte Alegre”, afirmou Lopes.
Publicado em: 03/06/2015 15:05:28