Conferência municipal discute empoderamento da pessoa idosa

Vereador Elias Chediek (PMDB) compareceu ao evento, que aconteceu no Auditório da Unip
Visualize fotos

O presidente da Câmara Municipal, Elias Chediek (PMDB), compareceu na II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, ocorrida no auditório da Unip, organizada pelo Conselho Municipal do Idoso de Araraquara, na terça-feira (19). Na ocasião, o sociólogo e pesquisador em psicologia social pela PUC/SP, Wilson Alves Pedro, ministrou palestra sobre o tema: “Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa – Por um Brasil de todas a Idades”. Após a apresentação, houve formação dos grupos e discussão dos eixos Gestão: Programas, Projetos e Ações; Financiamento; Participação; e Sistema de Garantia de Direitos Humanos. Logo após os almoço foi realizada a apresentação e deliberação dos eixos na plenária e aprovação das propostas, além de eleição dos delegados para a XIV Conferência Estadual do Idoso, prevista para acontecer no final de setembro.

Prefeito Marcelo Barbieri destacou o que tem sido feito pelo idoso em Araraquara e lembrou que ainda é preciso mais, pois a população maior de 60 anos está aumentando em todo o país. “Atualmente a cota de benefícios em habitação, por exemplo, para os idosos é de 5%. Esse número precisa aumentar”, disse.

Em sua fala, Chediek parabenizou o presidente do Conselho Municipal do Idoso, Otávio Pião, pela iniciativa da Conferência, e lembrou que, independente da idade, Educação é fundamental, pois por meio dela é possível construir o mundo que todos querem. “A pessoa idosa deveria ser vista como um exemplo a ser seguido, pois já passou por todas as situações que a vida apresenta. Entretanto vivemos uma fase tão ruim na Educação que isso não é ensinado aos jovens”, declarou.

 

Assessoria de gabinete do vereador Elias Chediek (PMDB)




Publicado em: 19/05/2015 20:09:19