Na noite desta terça-feira, dia 28 de abril, Lenin de Matos Silva, especialista em técnicas de armazenamento de água, falou na Tribuna Popular da Câmara Municipal sobre a lei complementar que trata da captação e armazenamento de água, que está em discussão na casa.
Silva falou com a intenção de levar para o debate, quesitos técnicos sobre o sistema de água de chuva.
Abordou a nomenclatura que deve ser classificada como captação e aproveitamento; a importância da aplicação da lei, pois não pode haver brechas técnicas que resultariam em problemas como: contaminação por bactérias, proliferação de vetores, problemas hidráulicos que podem acarretar acidentes.
“É importante que os quesitos técnicos sejam ressaltados no projeto e ter cuidado para que os cidadãos não incorram na conhecida gambiarra”, disse o técnico, que, a pedido dos vereadores, explicou que o funcionamento do sistema é bem simples. “Basta captar a água do telhado, filtrar e armazenar em um reservatório ou cisterna. O importante é nunca cruzar a água da chuva com água potável”.
Lembrou que no momento em que o país vive uma crise hídrica em várias regiões, a população começou a entender que a água não é um recurso infinito e que ela precisa ser cuidada.
Ao final, o convidado afirmou ser totalmente favorável a aplicabilidade da lei, sempre respeitando as normas e padrões a serem seguidos. “Precisamos muito dessa legislação”, declarou.
Por sugestão dos vereadores, Silva conversou com o vereador William Affonso (PDT), autor do projeto, para marcar um encontro onde se dispôs a contribuir com seu conhecimento para acrescentar e somar.
Setor de Comunicação
Texto Wagner Luiz
Publicado em: 28/04/2015 23:23:53
Publicado por: CÂMARA MUNICIPAL DE ARARAQUARA