Vereador acompanha limpeza de bolsão clandestino na Vila Xavier

Desde sábado (18), caminhões da Prefeitura trabalham no local
Visualize fotos

Pernilongos, baratas, ratos e cobras preocupam os moradores do entorno do barracão da antiga Cargil, na Vila Xavier. Isso porque uma grande quantidade de entulho e lixo é jogado, constantemente, em uma espécie de bolsão clandestino utilizado por pessoas que não respeitam as placas de “Proibido”. Mais de 70 viagens foram feitas pelos caminhões da Prefeitura, que estão trabalhando na limpeza do local, desde o sábado (18).

Na manhã do dia 22, o vereador Roberval Fraiz (PMDB) foi até o local para verificar o andamento do trabalho, já que a limpeza foi um pedido feito pelo Parlamentar, atendido pela Prefeitura, depois da reclamação dos moradores do bairro que sofrem com o aparecimento de animais e o surto de dengue que cresce a cada dia. O problema é ainda agravado, com os vagões sucateados, que pertencem à concessionária América Latina Logística (ALL), abandonados nas proximidades, que se tornam criadouros do mosquito da dengue. Segundo o coordenador de Meio Ambiente da Prefeitura, Gelson Caldeira Dantas, já foram mais de 70 caminhões lotados de lixo que saíram do espaço, e a estimativa é que outros 70, ou mais, ainda sairão carregados da área. “Essa é uma área Federal”. Uma das soluções encontradas para parar a deposição irregular seria fazer um estudo para a instalação de um bolsão provisório, que supriria a necessidade da população”, disse.

Ainda de acordo com Dantas, enquanto a equipe limpava o local, duas cobras corais e uma jararaca foram encontradas em meio ao mato alto e sujeira. Um perigo que eles pretendem sanar com a tentativa de fechar a área, coibindo a passagem de pedestres e, principalmente, de pessoas de má índole que fazem o descarte de material irregular no local. Para Fraiz, a população precisa ter consciência de que esse não é o local ideal para esse fim e lembrou que a cidade conta com oito bolsões criados para atender a demanda dos moradores. “A conscientização dos próprios cidadãos, ainda é a melhor forma de acabar com esse problema de lixo. Não adianta nada fazerem a limpeza se no outro dia, voltarem a jogar novamente”, concluiu. A limpeza continua nos próximos dias e a estimativa é que termine até o próximo final de semana.




Publicado em: 23/04/2015 14:18:50