Kit-feira ajuda assentado a escoar produção

Equipamentos foram entregues oficialmente na quinta-feira durante feira noturna
Visualize fotos

Caía a noite de quinta-feira, 16 de abril, e a população lotava a antiga estação ferroviária em busca de frutas, verduras, queijos e outros produtos da feira noturna, otimizada após os assentados receberem kits-feiras distribuídos pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) por meio de parceria com a Prefeitura e cooperativas e articulação do vereador Edio Lopes (PT).

Os equipamentos – 20 barracas, 20 balanças, 20 placas 92 aventais e bonés, 20 placas de identificação, 200 expositores de preço, 230 caixas plásticas e 4.600 sacolas plásticas –  foram oficialmente entregues nesse dia, durante a feira, em evento que contou com a presença do superintendente estadual do Incra, Wellington Monteiro, do secretário de Agricultura Fernando Guzzi e dos vereadores  Elias Chediek (PMDB) e Donizete Simioni (PT).

Segundo Lopes, a conquista ajuda a escoar a produção, pois dá condições ao produtor de acondicionar, transportar e expor melhor seus produtos. “Foi uma luta viabilizar essa reivindicação dos assentados. Mas valeu a pena. E quem ganha com isso é o cidadão, que tem à disposição alimentos de qualidade, transportados de forma correta”, avalia o parlamentar.

O presidente da Câmara, Elias Chediek, reforçou o empenho da Secretaria Municipal de Agricultura para o sucesso da feira noturna e elogiou a variedade e a qualidade dos alimentos oferecidos. “Aqui se encontra de tudo, alimentos frescos e sem agrotóxicos. Além disso, a antiga estação ferroviária é fantástica”, comenta Chediek.

Para Valdeir “Miranda” Cardoso, vice-presidente da Coobela – Cooperativa do Assentamento Bela Vista, o kit-feira melhorou o processo de venda dos alimentos. “Além de apoio para o plantio, é bom ter estrutura para fazer o produto chegar em boas condições ao consumidor”, diz o produtor rural.

Wellington Monteiro lembrou que atualmente 75% dos alimentos consumidos no País vêm da agricultura familiar. Ele enfatizou ainda que os estímulos à produção no Assentamento Bela Vista do Chibarro não se limitam aos itens do kit-feira. “Queremos dar cada vez mais condições a esses produtores da reforma agrária. Agora estamos construindo uma Unidade de Processamento de Alimentos (UPA) no Bela Vista”, completa.




Publicado em: 17/04/2015 19:08:03