Presidente da Câmara acompanha visita de embaixador da Guiné a Araraquara

Diplomata e equipe conheceram projeto 'Aconchegue uma boneca', do Centro de Referência Afro
Visualize fotos

O vereador e presidente da Câmara Municipal, Elias Chediek (PMDB), acompanhou a visita do embaixador da República da Guiné, Mohamed Youla, a Araraquara na tarde de terça-feira (7).

Youla veio acompanhado do ministro conselheiro, Abou Sylla, e do adido da embaixada, Mamadou Bah. A equipe foi recebida pela coordenadora de Políticas de Promoção da Igualdade Racial de Araraquara, Alessandra de Cássia Laurindo, pelo prefeito Marcelo Barbieri (PMDB), por secretários municipais e pela equipe do Centro de Referência Afro “Mestre Jorge”. Na ocasião, foi apresentado à comitiva o projeto "Aconchegue uma boneca", que confecciona bonecas negras a serem enviadas para Guiné. Alessandra solicitou o apoio do embaixador para o envio do material e ele se dispôs a fazê-lo. “Quando soube do projeto ele se sensibilizou a ponto de vir conhecer pessoalmente”, disse. Em sua fala Barbieri disse que se sentia honrado em receber a visita do embaixador e sua comitiva. Ele destacou que o Brasil e a República da Guiné são nações parceiras, atuando juntas inclusive na luta contra o Ebola, que acometeu recentemente o país africano. Ainda durante a visita, Barbieri sancionou a lei que reserva aos negros 20% das vagas oferecidas nos concursos públicos para empregos efetivos no âmbito da administração municipal direta e indireta.

O embaixador Youla disse que se sentia profundamente comovido com o gesto dos araraquarenses, que “poderiam comprar bonecas no mercado e mandarem para a Guiné, mas preferiram trabalhar voluntariamente e confeccionarem os brinquedos manualmente. Isso me emociona muito e toca profundamente nosso coração. Eu asseguro que as bonecas serão entregues às crianças da República da Guiné.” Chediek elogiou o projeto, que certamente fará a alegria de muitas crianças da Guiné. “As bonecas podem ser um simples pedaço de pano, mas carregam dentro delas todo o nosso carinho por esse povo a quem devemos tanto pela construção de nosso país e que ainda sofrem tanto com o preconceito”, disse.

 

Assessoria de gabinete do vereador Elias Chediek (PMDB)




Publicado em: 08/04/2015 15:54:45