'Assistência religiosa é um direito do paciente'

Regras para acesso de religiosos a hospitais foram discutidas na terça-feira (17) na Prefeitura
Visualize fotos

A vereadora Edna Martins (PV) reuniu-se com o prefeito Marcelo Barbieri, o secretário de Governo Aluisio Braz – o Boi –, lideranças religiosas e representantes de hospitais para discutir regras relacionadas à assistência religiosa no ambiente hospitalar. O encontro foi realizado na tarde de terça-feira (17), no sexto andar da Prefeitura.

“A família pode solicitar a assistência espiritual nos hospitais. Ela é importante nesse momento de fragilidade, além de ser um direito do paciente garantido pela Constituição”, avalia Edna.

Dificuldades de entrar nos hospitais de Araraquara foram relatadas pelas lideranças religiosas como situações isoladas ocorridas há algum tempo na Beneficência Portuguesa. “Não tivemos esses problemas registrados nos outros hospitais, mas é importante ter um acordo firmado com essas instituições”, reforça o Padre Cristian Capelatto, da Paróquia Nossa Senhora do Carmo.

Atendendo à indicação da vereadora, o prefeito Marcelo Barbieri garantiu também a criação de vagas de estacionamento para a assistência religiosa próximo a hospitais e velório municipal. “Faremos isso por decreto, para facilitar o acesso das instituições religiosas”, informa o prefeito.

Também participaram da reunião Pai Francisco de Ogum, mãe Andréia de Iemanjá, Madrinha Olga do Templo de Umbanda Índio Pedra Preta, Pedro Evangelista da Tenda de Umbanda Pai Benedito das Almas, ligados à Federação Espírita de Candomblé e Umbanda do Estado de São Paulo “Morada do Sol” (Fecumsol); Davi dos Santos e Ronaldo Motta, presidente e secretário da Ordem dos Pastores Evangélicos de Araraquara (Opeara); e Juliana Lujan, gerente operacional da Santa Casa.




Publicado em: 17/03/2015 20:36:37