O presidente da Câmara Municipal de Araraquara, vereador Elias Chediek (PMDB), e o secretário de Ciência, Tecnologia, Turismo e Desenvolvimento Sustentável, Antonio Martins, representaram Araraquara na inauguração da primeira fábrica de Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs) da Alstom em Taubaté. A solenidade aconteceu na terça-feira (3) no galpão principal da fábrica e contou com a presença de autoridades de Taubaté e de todo o Estado, além de dirigentes e colaboradores da empresa.
O objetivo é atender à crescente demanda por transporte coletivo no Brasil, por meio de transferência de tecnologia de suas filiais na França e na Espanha. A nova fábrica deve atender a contrato de fornecimento de VLTs para a cidades de Gioânia e Rio de Janeiro, contemplando um projeto de mobilidade urbana das Olimpíadas de 2016. O Vice Presidente Senior da Alstom, Michel Boccaccio, disse que tem conhecimento da intenção de Araraquara instalar um VLT e declarou que a empresa pretende participar da elaboração de projeto. “Fizemos uma fábrica no Brasil para atender demanda daqui e de toda a América Latina”, disse.
Martins considera um grande avanço para o País contar com uma fábrica de VLTs contribuindo para o fortalecimento do setor metro ferroviário no Brasil, a exemplo dos investimentos da Randon e da Hyundai Rotem em Araraquara. Chediek interagiu com os presentes estreitando as conversas sobre o estudo que desenvolve para a implantação de VLT em Araraquara, de forma a aproveitar os trilhos que cortam a cidade e melhorar o transporte coletivo. “Ter uma fábrica como essa em nosso país diminui as distâncias e estreita as relações. Alguns diretores já estiveram em Araraquara e conhecem nosso estudo. Agora eles devem intensificar as visitas”, ressaltou.
Assessoria de gabinete do vereador Elias Chediek (PMDB)
Publicado em: 03/03/2015 17:42:04