Com seis mil atendimentos mensais no programa saúde na praça, os números dos atendimentos comprovam a eficiência do trabalho voltado ao esporte e ao bem-estar em Araraquara. As atividades pararam em dezembro, e não retornaram no último dia 15 de fevereiro. “Estamos pedindo à Prefeitura que providencie com urgência a continuidade do programa”, diz o vereador Jair Martinelli (PMDB).
Para o parlamentar, a medida é necessária devido as inúmeras solicitações de pacientes e alunos atendidos pelos projetos, sendo que muitos sob orientação médica. O programa saúde na praça contempla a zumba, a hidroginástica, a ginástica laboral e geral, o alongamento e o Lian-Gong. “Investir em esporte é uma questão de saúde porque melhora a qualidade de vida e a autoestima.”
A ginástica geral está presente em 27 pontos da cidade, entre eles, nas praças, nos salões de igreja e postos de saúde da família. A hidroginástica é no Complexo Aquático da Arena da Fonte e no Pinheirinho. O Lian-Gong épraticado em dez praças, algumas no Centro, mas a maioria em bairros como a Vila Xavier e o Jardim Imperador. E a zumba tem programação para sete bairros como o Melhado e os Jardins Cruzeiro do Sul e Roberto Selmi Dei.
Hidroterapia
Martinelli ainda pediu a continuidade do trabalho da hidroterapia que atende duas mil pessoas por mês usando a terapia aquática para promover a melhora da qualidade de vida dos pacientes. Ali, estão pessoas encaminhadas pelos médicos dos postos de saúde, alguns com tratamentos que chegam a seis anos.
Publicado em: 20/02/2015 17:37:54