Um amplo programa de revitalização da arborização da cidade de Araraquara foi apresentado nesta sexta-feira, dia 13, pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Elias Chediek, ao deputado federal, Vanderlei Macris, na capital paulista. Junto com o projeto, Chediek apresentou uma reivindicação de recursos para que o programa ocorra.
O programa consiste no levantamento e cadastro de todas as árvores das calçadas e parques da cidade de Araraquara, com o registro de sua espécie, tamanho, verificação de doenças e outras condições. As árvores em piores condições serão substituídas. O cadastramento da arborização será feito pelo Centro Universitário de Araraquara (Uniara).
Equipamento para o programa
Para a substituição da arborização comprometida, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente necessita de um equipamento específico. Chediek apresentou a Macris um pedido de recursos financeiro, no valor de aproximadamente R$ 560 mil, para a compra de picador de galho, cesto elevatório com guindaste, caminhão, motosserra, motopoda, GPS, caminhão pipa, roçadeira a gasolina, pulverizador, fertilizantes, mourão, herbicidas e outros.
Depois de ter o cadastro da arborização realizado, a Prefeitura deve definir um cronograma das atividades de tratamento ou troca da arborização. Macris deve analisar a melhor forma de atender ao pedido, por meio de emenda parlamentar ou projeto no Governo do Estado.
Bem encaminhado
Chediek já havia apresentado o mesmo programa ao vice-governador do Estado, Márcio França, que também está articulando apoio para o programa. Chediek entende que Macris recebeu de forma positiva a proposta. “Macris recebeu bem o projeto e deve obter este recurso. A arborização da cidade é antiga e muitas árvores estão totalmente comprometidas, precisando de tratamento ou substituição. Acredito que em breve conseguiremos implantar o programa na cidade”, disse Chediek.
Publicado em: 13/02/2015 20:56:07