A Câmara Municipal de Araraquara homenageou na noite da quarta-feira (10), o professor Hilário Francisco de Souza com o Prêmio Zumbi dos Palmares. Prêmio concedido pela Câmara, Souza foi apontado pelos conselheiros integrantes do Conselho Municipal de Combate a Discriminação e ao Racismo (Comcedir), partindo de indicações da sociedade araraquarense.
A Sessão Solene de entrega do Prêmio Zumbi dos Palmares originariamente ocorre no Mês da Consciência Negra, mas em razão do ritmo intenso de atividades do homenageado neste ano, o evento ocupou espaço do mês de dezembro. Presidida pelo vereador João Farias (PRB), a última como chefe do poder Legislativo, a solenidade contou, ainda, com a participação da secretária da Articulação Política e Participação Popular, Geani Trevisóli, representando o prefeito Marcelo Barbieri, da coordenadora executiva especial da Promoção da Igualdade Racial, Alessandra de Cássia Laurindo, e do gerente do Centro Afro, Nelson Vicente Junior. Natural de São Paulo, Souza nasceu no dia 10 de março de 1968, filho de Ana Bendita Soares e Antônio Lourenço de Souza. São seus irmãos, Roberto, Alberto e Marco Antonio. Em uma infância feliz, no bairro Santana, Hilário vislumbrava a carreira de Fisioterapeuta, e antes de interessar pela pratica de futebol foi o atletismo que o absorveu. Na pista de atletismo Armando Garlipp, Hilário esboçou a carreira que viria a seguir, a principio brilhando como atleta, especializando no Salto em Altura. Foi brilhante sua passagem, como atleta na modalidade, pois conseguiu vencer inúmeras competições, como em Jogos regionais, Jogos Abertos do Interior, Troféu Brasil e Campeonato Brasileiro levando o nome do esporte araraquarense a todos os recantos deste País. Também como atleta Hilário despertou a atenção e seu técnico pela forma como tratava e incentivava seus companheiros de equipe. Visualiza-se no atleta o perfil de orientador, e aconselhado direcionou seus estudos a Educação Física. Formado na Fundação Educacional de São Carlos, sua Pós Graduação foi em Fisiologia do Exercício na Universidade Federal de São Paulo. Técnico da equipe de atletismo da Fundesport, Hilário Francisco de Souza vem garimpando e preparando atletas, lapidando pedras brutas e transformando em medalhistas.
Além de suas atividades na Pista Armando Garlippe, Hilário Francisco de Souza é professor da Unip, Senai e presta ainda sua colaboração no Hospital Espírita Cairbar Schutel, granjeando o respeito e admiração de todos. Por sua liderança, espírito comunitário, capacidade de doar-se em benefício do próximo, Hilário vem se constituindo em uma das mais promissoras lideranças negras em Araraquara e em sua homenagem os conselheiros integrantes do Comcedir o distinguiram com o 10º Prêmio Zumbi dos Palmares.
Publicado em: 12/12/2014 18:08:02